Alemanha vence Argentina e é tetra campeã do Mundo

Foram 120 minutos de bom futebol, garra, patriotismo e de muita luta, a partida final da Copa do Mundo disputada entre Alemanha e Argentina, diante de um Maracanã lotado com mais de 74 mil pessoas.  Ao final a Alemanha, com um gol de Mário Gotze,  que entrou no lugar do maior artilheiro das Copas, Klose, foi o responsável pela festa alemã aos sete minutos do segundo tempo da prorrogação, se tornando  tetra campeão do Mundo.

 
O gol alemão simbolizou o esforço de um país que decidiu se reinventar e, em vez do método e da disciplina, sonhou jogar futebol com leveza e habilidade.  A vitória da Alemanha veio em jogo dramático. A Argentina seguiu o modelo defensivo que a levou até a final, se fechando em duas linhas e apostando no contra-ataque.

 

Quando quebrava a troca de passes alemã em seu campo defensivo, seus jogadores procuravam Messi, de preferência. Era dele a missão de, em velocidade, encaminhar o contra-ataque. Com isso, a Argentina teve várias oportunidades de gol. No primeiro tempo as duas equipes valorizaram a posse de bola, principalmente a Alemanha.

 

Na segunda metade do segundo tempo os dois times sentiram o cansaço da marcação forte de lado a lado e o jogo perdeu intensidade. Na prorrogação a Argentina, sem fôlego, foi na base da raça e, mesmo assim, Palacio perdeu um gol incrível. No segundo tempo o jovem Götze fez o gol do tetra campeonato alemão.

 

Ficha Técnica

Alemanha –  Neuer; Lahm, Boateng, Hummels e Höwedes; Schweinsteiger, Kramer (Schürrle), Kroos e Özil (Mertesacker);  Müller e Klose (Götze). Técnico: Joachim Löw.
Argentina – Romero; Zabaleta, Demichelis, Garay e Rojo; Mascherano, Biglia e Enzo Pérez (Gago); Messi, Lavezzi (Aguero) e Higuaín (Palacio). Técnico Alejandro Sabella.

Gol: Mario Götze aos sete minutos do segundo tempo da prorrogação
Cartões amarelos: Schweinsteiger, Höwedes (Alemnha); Mascherano, Aguero (Argentina)
Arbitragem: Nicola Rizzoli, auxiliado por Renato Faverani e Andrea Stefani
Público: 74.738 pessoas
Local: Maracanã, Rio de Janeiro