Aeromodelismo é um esporte que vem ganhando muitos adeptos

Sem dúvida nenhuma, o aeromodelismo é mais que um hobby. Tornou-se nos últimos anos um verdadeiro esporte com milhões de praticantes no mundo todo. E é um esporte diferenciado onde cada adepto pode projetar, desenhar e construir a sua própria máquina voadora para depois fazê-la voar através do céu.

Em Botucatu existe um grupo de pessoas que se aperfeiçoaram nesse esporte e montaram o Clube de Aeromodelismo, cujos praticantes são pessoas ligadas aos mais variados segmentos da sociedade. É considerado um dos clubes com uma das melhores infra-estruturas do Brasil e recebe pessoas de toda região. O presidente em exercício é o empresário Indalécio Fávero.

O clube que conta com 130 sócios, possui uma pista com 180 metros de comprimento, por 15 de largura na Rodovia Antônio Butignoli (continuação da Avenida Dante Delmanto) que dá acesso ? Unesp. Tem um a área coberta com banheiro e boxes concretados até a pista.

Um dos praticantes desse esporte é o empresário Leandro Manoel Soares, que “voa” juntamente com seu dois filhos, Vinícius e Felipe, adeptos ao esporte também. Eles podem ser vistos nos finais de semana praticando o aeromodelismo na pista do clube botucatuense. A particularidade é que um dos filhos de Soares, o Felipe, de 16 anos é um dos melhores pilotos em acrobacia aérea do Brasil e voa com um modelo de quase três metros de envergadura equipado com um motor de 150cc. A performance de Felipe pode ser acompanhada em diferentes vídeos postados no You Tube.

“Nosso clube é aberto a todos que queiram conhecer o que é aeromodelismo e praticar. Vindo conhecer o clube a pessoa interessada recebe as dicas das regras desse esporte e sugestões para adquirir o próprio equipamento e voar com a gente. Posso dizer que este é um esporte salutar e envolvente. Aos finais de semana nos reunimos aqui no clube e passamos horas de pura descontração”, frisa Soares.

Ele destaca que, embora a maioria pratique o aeromodelismo por hobby, não são raras a participação de sócios do clube em campeonatos em diferentes regiões do País, onde o esporte é regido por regras claras e bem definidas, com torneios, competições, circuito nacional e internacional. “O aeromodelismo, antigamente, tinha uma imagem de um hobby caro, hoje em dia não é mais, pois se difundiu para todo o País com uma quantidade de adeptos muito grande, aumentando a gama de produtos e lojas especializadas”, frisa Soares.

Lembra o empresário que o aeromodelista tem experiência em aviação. “Posso dizer que é uma modalidade de aviação desportiva popular que vem cativando jovens e adultos, pois oferece grandes desafios e exaltam, entre outras coisas, a criatividade, autoconfiança e perseverança do praticante”, diz.

O interessante é a introdução dos jovens ao conceito de aerodinâmica do aeromodelo, já que ele se familiariza com a tecnologia dos motores, o trabalho com os materiais usados para construir o avião como madeira, metais, ou mesmo com fibras e resinas sintéticas. Depois há a pintura e uma vasta diversidade de tecnologias. O processo abrange desde o desenho original do modelo a ser construído até sua utilização em vôo, seguindo rígidas normas de segurança, determinadas pela Confederação Brasileira de Desportos, ligada ao Ministério dos Desportos.

“Fica difícil enumerar aqui os tipos de aeromodelos existentes no mercado e as vantagens da prática desse esporte. Por isso convido a quem quiser conhecer um pouco mais de aeromodelismo que venha nos fazer uma visita aos finais de semana no clube, no período da tarde. O local é de fácil acesso e todos serão bem vindos”, finaliza Leandro Soares.

Assista o vídeo:

Fotos e video: arquivo pessoal