Abertura da 52ª Olimpíada Plinio Paganini será no próximo dia 22

Alunos de 23 escolas municipais e particulares (confira lista abaixo) participam da 52ª edição da Olimpíada Infantil “Plínio Paganini”, que tem início no próximo dia 22 (sexta-feira). A abertura acontece ? s 19h30 no Ginásio Municipal “Dr Mário Covas Júnior” e terá desfile das delegações, acendimento da pira olímpica e show do grupo “Acrobáticos Fratelli”, que fará apresentações circenses e teatrais ao público presente.

Carlos Alberto Alves de Araújo, orientador de esportes da Secretaria Municipal da Educação, calcula a participação de mais de 3 mil alunos, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, cuja idade varia dos 7 aos 10 anos. As modalidades que integram a Olimpíada são: futsal (masculino); queimada (feminino); corrida de aventura; xadrez; damas; e atletismo (masculino e feminino).

Os confrontos começam na manhã seguinte ? abertura (dia 23 – sábado) com as partidas de xadrez e damas no próprio Ginásio Municipal (confira toda a tabela no site www.botucatu.sp.gov.br). As quadras das escolas municipais ‘Prof. Luiz Carlos Aranha Pacheco’, ‘Angelino de Oliveira’ e ‘Antenor Serra’ também serão palcos para jogos da Olimpíada, que termina no dia 6 de novembro.

“Estamos com uma ótima expectativa para a Olimpíada deste ano, uma vez que o número de escolas participantes é superior ? s 17escolas que participaram em 2009. A festa de abertura no Ginásio também está sendo preparada com muito carinho e será um verdadeiro show que será acompanhado pelos atletas, familiares e amigos”, destaca Araújo.

O organizador da competição também já participou desta mesma Olimpíada nos anos de 1973 e 1974, ainda quando estudava pelo EECA (Escola Estadual Cardoso de Almeida), e lembra com carinho da importância dela para o universo escolar. “Todas os alunos esperam com ansiedade pela Olimpíada, que tem o caráter principal de sociabilizar pessoas, independente de vitória ou derrota. Sabemos que a Educação Física tem um peso ímpar na educação dos nossos jovens e por isso é dever nosso estimular o esporte”, completa.

{n}Escolas que participarão da Olimpíada Infantil{/n}

Emef ‘Américo Virgínio dos Santos’
Emef ‘Angelino de Oliveira’
Emef ‘Antenor Serra’
Emef ‘Dr. Cardoso de Almeida’
Emef ‘Dr. João Maria de Araujo Junior’
Emef ‘Prof. Elda Moscogliato’
Emef ‘Prof. Francisco Guedelha’
Emef ‘Prof. Jonas Alves’
Emef ‘Prof. José Antônio Sartori’
Emef ‘Prof. Luiz Tácito Virgínio dos Santos’
Emef ‘Prof. Martinho Nogueira’
Emef ‘Prof.ª Nair Amaral’
Emef ‘Prof. Paulo Guimarães’
Emef ‘Prof. Raymundo Cintra’
Emef ‘Rafael Moura Campos’
Emefei ‘Prof. Luiz Carlos Aranha Pacheco’
Emefei ‘Raul Torres
Obra Madre Marina Videmari
Liceu Anglo
Colégio Santa Marcelina
Colégio La Salle
CEPRA
Liceu Anglo

Fonte: Secretaria da Comunicação – PMB