Abertos marca novo ciclo para o esporte de Botucatu

Chegou ao fim a 78ª edição dos Jogos Abertos do Interior – Horácio Baby Barioni, realizada neste ano na cidade de Bauru. Mas o final da competição, de acordo com avaliação do secretário Esportes e Lazer d0o Município, professor Antônio Carlos Pereira (foto), marca o início de um novo ciclo para o esporte de Botucatu. 

A delegação botucatuense, composta por 160 membros (entre atletas e comissões técnicas), obteve sua melhor colocação na história dos Jogos Abertos utilizando-se somente de atletas formados na Cidade. No geral, Botucatu somou 34 pontos e ficou com a 15ª colocação. No ano passado, o Município ficou com a modesta 87ª posição. 

No quadro de medalhas, outro aumento significativo. Em 2013 foram apenas cinco medalhas. Neste ano o número dobrou com três de ouro e outras oito de bronze. O avanço é impressionante, principalmente, se levado em conta que a segunda divisão dos Jogos conta com mais de 200 Municípios inscritos.

A última medalha veio justamente no último dia de competições dos Abertos. O futsal masculino não tomou conhecimento do selecionado de São João da Boa Vista e goleou o adversário por 7 a 0 na disputa pelo terceiro lugar, garantindo assim, mais um bronze para o Município. 

Além do pódio conquistado no sábado, Botucatu conquistou medalhas de ouro no futebol feminino e com a equipe masculina de judô (pontuação geral). Ainda nos tatames, o judô de Botucatu levou bronze com Everton Nascimento (leve), Ariovaldo Maciel (absoluto), Ana Julia Durço (meio leve), Alessandra Cardoso (meio médio), Jéssica Martins (meio pesado). 

No atletismo PcD (Pessoas com Deficiência) o destaque botucatuense foi Sissi Fonseca, premiada com bronze no arremesso de peso. Além disso, o tênis também fechou sua participação com a medalha de bronze.

O chefe da delegação, Clodoaldo Cardoso, destaca a impressionante colocação obtida por Botucatu. “Essa 15ª colocação é algo realmente espetacular. Além de ficarmos a frente de grandes cidades. Os sentimentos que ficam são de orgulho e mérito”, afirma.

Outro destaque fica por conta do trabalho realizado pela Prefeitura e por todos os projetos envolvidos, como ressalta o Secretário Municipal de Esportes e Lazer, Antonio Carlos Pereira: “Devemos ressaltar a importância e a dedicação de todos os atletas botucatuenses. Atletas estes, todos oriundos do nosso Município, fator este que engrandece ainda mais nosso resultado”.