AAB esclarece polêmica sobre a final da Copa TV TEM

Foto: Luiz Fernando

 

Depois de inúmeros comentários nas redes sociais criticando a mudança do regulamento na última partida da final da Copa TV TEM, realizada em Bauru, a Diretoria da Associação Atlética Botucatuense (AAB), clube que representou Botucatu,  encaminhou uma nota buscando esclarecer o posicionamento do clube sobre a decisão:

A AAB não quer de alguma forma desmerecer a vitória de Bauru/São Paulo na competição, porém não podemos concordar com alteração do regulamento no último jogo do torneio, atendendo a interesses que não nos cabe julgar.

Nosso técnico, Paulo Barros, foi comunicado da mudança de regra pela arbitragem minutos antes do início da partida. Ele foi informado que, diferente do que tinha acontecido até então, o tempo do jogo não seria mais “corrido” em dois tempos de 20 minutos. Segundo o árbitro, por determinação da organização, o tempo seria cronometrado e parado em cada interrupção.

O problema não é o tempo ser cronometrado ou corrido. A AAB é um clube que tem tradição de mais de 30 anos no futsal, com inúmeros títulos conquistados. Ganhar ou perder faz parte do jogo. O questionamento é: por que mudar a regra exatamente na última partida da competição?

Os diretores que estavam presentes no local tentaram argumentar com a organização, afirmando que o regulamento, discutido em reunião antes do início da Copa, não previa tal mudança e, que, em nenhum momento, tinham sido informados que a forma de marcar o tempo seria mudada na final da competição.

Acreditamos que tais atitudes não contribuem em nada para o fortalecimento do futsal, um esporte que busca o reconhecimento internacional para se tornar olímpico. Infelizmente, a forma como as coisas foram conduzidas nesta final não condiz com a importância e a visibilidade da Copa TV TEM. Além da mudança do regulamento, as duas equipes foram obrigadas a jogar em um ginásio sem as mínimas condições para pratica do futsal, com uma quadra de tamanho muito inferior as medidas oficiais e com linhas demarcatórias feitas com fita adesiva.

De qualquer forma, queremos de público, parabenizar a equipe campeã pelo título e a TV TEM por investir no futsal. Em especial, queremos agradecer a nossa maravilhosa torcida e aos nossos atletas que jogaram com garra e determinação, honrando a camisa de um clube que tem história e muita tradição no esporte.