A 60 dias da passagem da tocha olímpica, Botucatu planeja detalhes da festa

A passagem da tocha dos Jogos Olímpicos Rio 2016 por Botucatu está prevista para ter início por volta das 14h55, do dia 17 de julho, um domingo. Assim, faltam exatamente 60 dias até este evento que marcará a história da Cidade. Enquanto esse momento não chega, a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Turismo tem articulado as providencias para que Botucatu faça uma bela festa.

Nesta terça-feira (17) representantes de quase todos os setores da Prefeitura de Botucatu estiveram reunidos no Ginásio Municipal de Esportes. Interdições no trânsito, comunicação, segurança, programação artística foram alguns dos itens discutidos durante o encontro.

“Daqui até o dia 17 de julho serão dias intensos de mobilização dentro da Prefeitura. Tudo para que este momento fique guardado por gerações. Nos próximos dias devemos abrir um período para que pessoas possam se inscrever e ajudar neste evento como voluntárias durante o percurso da tocha. Desde já deixamos o convite para que a população de Botucatu e região prestigie este belo símbolo olímpico”, diz o secretário municipal de Esportes, Turismo e Lazer, Antonio Carlos Pereira.

Desde o dia 14 de abril a escadaria do Paço Municipal conta com um totem eletrônico alusivo aos Jogos Olímpicos, no qual faz a contagem regressiva da passagem da tocha em Botucatu. Na ocasião a tocha permanecerá na Cidade por cerca de 50 minutos e deverá ser conduzida por pouco mais de dez pessoas em um trajeto de aproximadamente 3 km, que será divulgado mais próximo ao evento.

Os Jogos Olímpicos 2016 acontecerão de 5 a 21 de agosto, no Rio de Janeiro. Ao todo, mais de 12 mil pessoas conduzirão a tocha que foi acesa em Olímpia, na Grécia, no último dia 21 de abril. Ela passará por mais de 300 cidades brasileiras. Nesta quarta-feira (18) a tocha se encontrava no Espirito Santo e já nesta quinta-feira (19) inicia seu trajeto dentro do estado da Bahia.

Mais informações sobre os Jogos Olímpicos e passagem da tocha pelo Brasil no site www.rio2016.com.

 

Sobre a Tocha Olímpica – A Chama Olímpica é um importante símbolo na história dos Jogos Olímpicos e representa a paz, a união e a amizade. A chama é conduzida através das tochas, em um grande revezamento que leva a mensagem Olímpica para além da cidade-sede e que termina com o acendimento da pira na Cerimônia de Abertura dos Jogos.

Como um dos principais atributos de inovação da Tocha Olímpica Rio 2016, os segmentos se abrem, revelando elementos de brasilidade: diversidade harmônica, energia contagiante e natureza exuberante, com o solo, o mar, as montanhas, o céu e o sol representados nas cores da bandeira do Brasil.

 

Cronograma do revezamento no Estado de São Paulo

16 de julho

Itararé

Itapeva

Capão Bonito

Itapetininga

 

17 de julho

Sorocaba

Tatuí

Botucatu

Lençóis Paulista

Bauru

 

18 de julho

Jaú

Araraquara

São Carlos

Ribeirão Preto

 

19 de julho

Sertãozinho

Jaboticabal

Barretos

Franca

 

20 de julho

Rio Claro

Limeira

Americana

Campinas

 

21 de julho

Indaiatuba

Itu

Jundiaí

Osasco

 

22 de julho

Praia Grande

São Vicente

Guarujá

Santos

 

23 de julho

Guarulhos

São Caetano

Santo André

São Bernardo

 

24 de julho

São Paulo

 

25 de julho

Dia livre

 

26 de julho

Suzano

Mogi das Cruzes

Jacareí

São José dos Campos

 

27 de julho

Taubaté

São Luiz do Paraitinga

Ubatuba

(Ass. de Imprensa da Prefeitura)