63º Jogos do Sesi foram oficialmente abertos

“Declaro abertos os Jogos do Sesi 2010”. Com essa frase o diretor Otávio Augusto Ferraz Ferreira, abriu oficialmente a 63ª edição dos Jogos Industriários do Sesi (JOIS) de Botucatu. Este é o maior evento da América Latina. O cerimonial de abertura aconteceu na noite dessa sexta-feira no ginásio poliesportivo, que recebeu um bom público para apreciar shows com o Grupo Luanda, Dança da Academia Kung Fu, apresentação do Grupo Samba Vida e o desfile das delegações.

O orador oficial do evento, jornalista Erick Facioli, destacou que os JOIS visam promover a integração e a inclusão social favorecendo o desenvolvimento integral do ser humano e promovendo a melhoria de qualidade de vida. Lembrou Facioli que o Sesi realiza há 63 anos esse evento esportivo mais tradicional das indústrias, voltado a oferecer aos trabalhadores uma opção da prática desportiva, confraternização com seus companheiros de trabalho e o intercâmbio entre as indústrias.

Com o slogan “o importante não é vencer, mas competir e competir com dignidade”. as delegações das empresas deram entrada no ginásio e se perfilaram para receber o Pavilhão Nacional trazido pelos atiradores do Tiro de Guerra (TG) (foto). Em seguida foi cantado o Hino Nacional Brasileiro e a canção oficial do município “Saudade de Botucatu”.

O momento marcante do cerimonial foi quando o atleta Carlos Alberto Coneglian, da Sabesp, entrou no ginásio trazendo a tocha olímpica. Coneglian, que é um dos maiores participantes dos JOIS de Botucatu nos últimos anos, deu a volta em toda extensão da quadra ladeado pelos representantes de outras empresas e acendeu a pira olímpica que é o maior símbolo dos Jogos.

Para o juramento do atleta a organização convidou a atleta da Eucatex, Fernanda Hori, outro momento de muita emoção. O juramento foi repetido por todos os atletas perfilados na quadra. “Juro que participo dos 63º Jogos Industriários do Sesi, como competidor leal, respeitando meus adversários, respeitando os componentes da arbitragem, respeitando os organizadores, respeitando a torcida e famílias presentes, para o fortalecimento de espírito esportivo, como motivador de bons costumes, melhorando a amizade e o relacionamento interpessoal”.

Na 63ª edição do JOIS, estão inscritas 20 empresas, para competir em 37 modalidades diferentes. Os Jogos acontecem no período de 16 de abril a 11 de julho com a participação de aproximadamente 2.000 funcionários/atletas. Estão inscritas para a edição dos 63º JOIS, as seguintes empresas: Anidro, Astra, Correios, CPFL, Duratex, Eucatex, Fertec, Fiberbus, Grauna, Inbrasp, Induscar, Irizar, Kroma, Moldmix, Negrão & Negrão, Rádio Criativa, Sabesp, Sollier, Stant Shop e Tecnaut.

“Estamos prevendo grandes jogos em todas as modalidades que estarão em disputa. As empresas se prepararam muito e isso é sinônimo de bons espetáculos esportivos, aqui nas dependências do Sesi. As competições estão abertas para os interessados que quiserem acompanhar a performance dos atletas”, comentou o professor José Artêmio Montanha, diretor do Sesi de Botucatu.

{n}Expectativa dos coordenadores{/n}

Para o coordenador da Duratex, Miltinho Zanchetta, um dos mais atuantes atletas dos JOIS nos últimos anos, a empresa fabricante de chapas prensadas veio para os JOIS com a finalidade de levantar o campeonato na contagem geral dos pontos e número de medalhas. “Respeitamos nossos adversários e sabemos que teremos que lutar muito para levantar esse título. Nossa expectativa é a melhor possível. Pode ter a certeza que faremos tudo para representar a Duratex com muita força, dignidade e humildade, respeitando nossos adversários. Para nós isso é mais importante do que o título”, comentou Miltinho.

A coordenadora da Eucatex nos JOIS, Fernanda Treviso, acredita que este ano as dificuldades para conquistar o título serão grandes, mas a equipe está motivada e preparada para realizar uma boa campanha e vai brigar para ficar com o título. “Posso dizer que a Eucatex vem com tudo para fazer um bom papel esse ano, contando com um grande número de atletas. Acredito no potencial dos nossos representantes, que estão concentrados e sabem a importância dessa competição”, disse Fernanda.

Outra empresa que entra nos JOIS como uma das favoritas é a Induscar-Caio, que fabrica carrocerias de ônibus urbano. O coordenador Gilson Josué de Oliveira entende que em muitas modalidades a empresa terá grandes chances de ficar com a medalha ouro. “Nosso objetivo é pontuar na maioria das modalidades para que na contagem geral terminemos nas primeiras colocações. Acredito que temos potencial para isso e vamos dar tudo para levantar esse título. Pode ter certeza de que vontade e garra não vão faltar”, garantiu Gilson Oliveira.

Ciente de que não poderá disputar o título dos JOIS com as grandes empresas da cidade, Gustavo Nigro, coordenador esportivo da Sabesp, está convicto de que a empresa que fornece água tratada ao município poderá conseguir medalhas. “Sabemos que não dá para competir com as grandes empresas que irão disputar todas as modalidades. Nosso propósito é fazer um bom papel nas modalidades que iremos disputar e ficar numa posição de destaque”, prevê Nigro.

Alex Motolo, que é coordenador da empresa Irizar, fabricante de carrocerias de ônibus rodoviário, revela que os atletas estão confiantes em representar a empresa com muita vontade de vencer. “Sabemos a responsabilidade que temos em representar uma empresa desse porte e não iremos decepcionar. Este ano contamos com uma equipe bem competitiva, com novos atletas e acredito que vamos brigar lá em cima, nas primeiras colocações”, disse Motolo.

Fotos: Fernando Ribeiro