300 atletas estiveram no IV Troféu Cuesta de Natação Master

Cerca de 300 atletas representando 30 cidades do interior paulista estiveram participando do IV Troféu Cuesta de Natação Master, uma das mais importantes competições do País. O evento aconteceu nesse sábado, das 9 ? s 14h30, e teve entrada franca para o público que acompanhou o desempenho dos nadadores na arquibancada do conjunto aquático da Associação Atlética Ferroviária (AAF) é válido pela 4ª etapa do circuito da União dos Nadadores Masters do Interior (UNAMI).

O circuito é um dos mais disputados entre os eventos regionais do Brasil, ficando atrás apenas dos campeonatos brasileiros. “Este é o circuito o mais importante e mais disputado entre os regionais/estaduais do País”, comenta a presidente da BotuMaster, Vera Lex Engel. “Por isso, atletas de várias equipes de São Paulo marcam presença”, emenda.

Segundo ela, um dos objetivos do evento é difundir o esporte para a população, bem como a qualidade de vida proporcionado pela natação. “Além do espírito esportivo, é uma forma de união entre os integrantes da BotuMaster, bem como com as demais equipes”, pondera Vera Engel. “Também queremos mostrar que competir não é um bicho de sete cabeças, pois existem provas e categorias de todos os níveis”, reitera, por sua vez, Liliane Cassimiro Arena, também da BotuMaster.

A expectativa de a Cidade receber 300 atletas da categoria master (acima de 25 anos) e pré-master (entre 20 e 25 anos) de 30 cidades do interior paulista foi alcançada e os nadadores representaram 35 equipes. Botucatu esteve representada por 53 competidores e muitos deles já atletas consagrados, nacionalmente.

Por já estar entre os principais polos de natação master do Brasil, Botucatu se tornou uma das sedes de uma das etapas da competição. O nome “Troféu Cuesta” foi especialmente escolhido por lembrar as belezas naturais da Cidade. Tanto os troféus quanto as medalhas têm desenhos exclusivos que identificam a Cuesta.

As provas disputadas foram: 200m livre, 200m peito, 100m medley, 50m borboleta, 4×50 medley, 50m livre, 100m borboleta, 50m costas, 4x50m livre misto. Já para iniciantes as competições serão nas modalidades: 25m livre e 25m peito. Até o fechamento desta matéria o resultado oficial ainda nãos havia sido divulgado, o que deverá acontecer nas próximas horas.

Os atletas que chegaram de outras cidades receberam um café da manhã, e frutas durante o dia todo. Esse tipo de estrutura é possível pelo apoio de empresas como Sabesp; Supermercado Jaú Serve; Padaria A Favorita; Café Grava de São Manuel e Quitanda Paraíso. O evento tem ainda o apoio da Prefeitura Municipal de Botucatu e Associação Atlética Ferroviária.

Fotos: Valéria Cuter