Senac Botucatu ensina estratégias criativas de expor produtos e atrair clientes

vitrineA decoração de uma vitrine tem um papel importante quando trata-se de conquistar a atenção do consumidor, afinal, ela é o cartão de visita de qualquer ponto de venda. Contudo, um espaço bem produzido exige conhecimento e boas ideias.

De acordo com a docente da área de moda do Senac Botucatu, Mônica Martins, o visual merchandising é um braço do marketing relativamente novo, mas que tem ganhado muito espaço e importância na estratégia de vendas do varejo.

“A técnica engloba exposição de produtos, ações e materiais de divulgação utilizados no ponto de venda. Ela cria um caminho visando otimizar o espaço físico da loja a partir do comportamento do consumidor e do desempenho de venda. Todos os produtos devem ser posicionados considerando o fluxo de movimentação, hábitos do público e a região de atuação”.

Em momentos de crise, o empresário precisa de criatividade para apresentar um diferencial e atrair o cliente. “O planejamento do visual merchandising objetiva aumentar as vendas. Primeiro, atrair o cliente para dentro da loja com a força da vitrine. Então, por meio da exposição e da coordenação dos produtos, precisamos encorajá-lo a permanecer na loja, comprar e ter uma experiência positiva que o faça voltar”, orienta.

Uma simples mudança pode causar um grande impacto na produção de uma vitrine. “Um bom foco luz tem o grande poder de destacar o produto e alavancar suas vendas. É importante ainda conhecer os clientes, seus hábitos e preferências e ‘contar uma história’ com base nessas informações”.

Levar para a vitrine elementos decorativos que tenham impacto emocional e de reconhecimento são algumas dicas para conseguir isso. “Como por exemplo, imagens de filme, objetos que componham um ambiente, referências às escolhas profissionais, enfim, explore a criatividade focando no estilo de vida do seu cliente”, ensina.

Para quem deseja ingressar na área, o Senac Botucatu está com inscrições abertas para o curso Visual Merchandising para o Varejo de Moda. A programação, com duração de 28 horas, capacita o aluno a organizar uma loja e a imprimir personalidade por meio do design e da disposição dos produtos.

As aulas começam em 11 de julho, de segunda a sexta-feira, das 19h15 às 22h15. Inscrições para o curso pode ser feitas no Portal Senac www.sp.senac.br/botucatu. Outras informações pelo telefone (14) 3112-1150.

 Serviço

 Visual Merchandising para o Varejo de Moda

Data: 11/7 a 22/7

Horário: de segunda a sexta-feira, das 19h15 às 22h15

Duração: 28 horas

Local: Senac Botucatu

Informações

Senac Botucatu

Endereço: rua Dr. Rafael Sampaio, 85 – Boa Vista

Telefone: (14) 3112-1150

E-mail: botucatu@sp.senac.br