São Manuel divulga calendário escolar da rede municipal para 2017

Aulas começam no dia 30 de janeiro para todos os alunos da rede municipal de ensino

A Diretoria de Educação de São Manuel divulgou o calendário letivo de 2017. As aulas começam dia 30 de janeiro para todos os alunos da rede municipal de ensino, tanto da Educação Infantil quanto dos Ensinos Fundamental. Vale lembrar que as creches já funcionam normalmente desde o último dia 02 em sistema de plantão.

Os professores, funcionários e toda a equipe técnica retornam no dia 25 de janeiro para o curso de capacitação. Em 2017, serão 203 dias letivos (52 dias no 1º bimestre, 53 dias no 2º, 50 dias no 3º e 48 dias no 4º bimestre). São Manuel conta com 10 escolas municipais (Creche, Educação Infantil e Ensino Fundamental I) que atendem cerca de 4 mil alunos.

O primeiro bimestre vai de 30 de janeiro a 13 de abril; o segundo bimestre vai de 17 de abril a 30 de junho; o terceiro bimestre vai de 31 de julho a 06 de outubro; e o quarto bimestre vai de 09 de outubro a 19 de dezembro. As férias do meio do ano ocorrerão de 03 a 28 de julho. Já as férias de final de ano estão marcadas para começar no dia 20 de dezembro.

O número total de aulas letivas cumpre a determinação da Lei de Diretrizes e Bases Nacional, Lei Federal nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996, que orevê a obrigatoriedade do cumprimento mínimo de 200 dias letivos em todas as unidades escolares.

Método Sesi de Ensino

Uma novidade este ano será a implantação do processo de ensino e aprendizagem do Sesi na rede municipal de educação. Centrada no aluno, a metodologia Sesi propõe uma abordagem inovadora, motivando o aluno a investigar caminhos, levantar hipóteses e construir conhecimento. A Diretoria de Educação corre contra o tempo para capacitar os profissionais e elaborar o material didático de acordo com o novo sistema de ensino.

Uniformes

Os uniformes da rede municipal de ensino serão entregues a partir de fevereiro deste ano. Os alunos receberão um kit contendo shorts-saia, camiseta de manga curta e de manga longa, calça, agasalho e tênis para as meninas. Para os meninos shorts, camiseta de manga curta e manga longa, calça, agasalho e tênis.

Ao todo, será entregue um total de 3.392 kits, sendo 1.191 para os alunos da Educação Infantil, 2.413 para alunos do Ensino Fundamental e 58 para alunos do EJA (Ensino de Jovens e Adultos). A Diretoria de Educação irá realizar um levantamento de quantidades e tamanhos para que todos os alunos recebam o conjunto no seu tamanho adequado.