Professor Carlos Wilcken eleito diretor da FCA/Unesp

Chapa única obteve 90,82% dos votos válidos

professore-wilcken-e-dirceuA chapa composta pelos professores Carlos Frederico Wilcken, do Departamento de Proteção Vegetal, e Dirceu Maximino Fernandes, do Departamento de Solos e Recursos Ambientais, obteve 90,82% dos votos válidos, aplicada a proporcionalidade de 70%, 15% e 15%, respectivamente para docentes, alunos e servidores técnico-administrativos, na eleição para diretor e vice-diretor da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, câmpus de Botucatu.

O pleito, realizado pela segunda vez consecutiva com chapa única, aconteceu entre os dias 10 e 14 de outubro. O resultado será submetido à homologação pela Congregação da FCA, em reunião a ser realizada no dia 07 de novembro. O mandato dos dirigentes eleitos compreende o período de 01 de fevereiro de 2017 a 31 de janeiro de 2021.

O diretor eleito da FCA, professor Carlos Frederico Wilcken é o atual vice-diretor da unidade. Formou-se agrônomo pela FCA em 1986. Ingressou como docente na Faculdade em 1989 no setor de Defesa Fitossanitária.

O professor Dirceu Maximino Fernandes, eleito para a Vice-Diretoria, é formado em Agronomia pela FCA em 1997.  Ingressou como docente na Faculdade em 1998. Atua na área de Fertilidade do Solo e Adubação de Plantas.

Após a apuração, o professor Wilcken concedeu sua primeira entrevista como diretor eleito. Confira abaixo:

Que balanço o senhor faz do processo eleitoral?

O processo foi muito tranquilo. É a segunda eleição consecutiva em que temos uma chapa única concorrendo. Temos aqui uma comunidade, com docentes e servidores, que trabalha muito integrada. Isso acaba em parte fortalecendo a própria instituição. Ter outras chapas concorrendo é muito bom, pois fomenta o debate. Mas eu e o professor Dirceu procuramos visitar departamentos, seções, conversar com os alunos e sentimos um alinhamento nas ideias sobre o caminho da FCA em termos de crescimento e consolidação. Sabemos que teremos um período difícil pela frente, especialmente nos próximos dois anos, mas nossa meta é atravessar esse momento.

Qua o principal desafio dessa travessia?

Nossa principal objetivo será discutir e atuar junto à Reitoria para conseguir uma reposição no quadro de docentes e servidores técnico-administrativos. Somos uma unidade consolidada em termos de estrutura. Temos problemas pontuais, mas temos uma boa estrutura de salas, departamentos e laboratórios. Hoje o que mais nos afeta é a não reposição dos profissionais que se aposentam.

Com que espírito vocês enfrentarão o período de crise do país, que atinge também a universidade?

Infelizmente, nos últimos anos o cenário político e econômico do país se deteriorou muito. Independente disso, nos colocamos à disposição porque a FCA é nossa casa. Chegou o momento de oferecer o nosso quinhão em termos de dedicação à administração da Faculdade. É nesses momentos de crise que precisamos valorizar as ideias, a imaginação para superar os problemas. Em períodos de crise e escassez de recursos, temos que fazer tudo muito bem planejado para que não haja desperdício.

Como será esse período de transição até sua posse?

Continuarei com minhas atividades na Vice-Diretoria. Particularmente, foi muito gratificante trabalhar ao lado do professor João Saad, pela amizade que temos e pela afinidade de ideias. Há algum tempo, a convite do professor João, venho acompanhando de perto as atividades  específicas de administração. Mas  até a posse haverá tempo para tomar ciência de tudo o que acontece em termos administrativos. As obras que estão andamento, como a nova portaria e o Laboratório Central, devem ser entregues ainda nessa gestão. Creio que, por tudo isso, o processo de transição será muito tranquilo.

Para encerrar, que mensagem o senhor deixa para a comunidade da FCA neste momento?

Apesar da crise, se trabalharmos juntos, seremos bem sucedidos. Já atravessamos crises piores que essa em outros tempos e a Faculdade sempre conseguiu superar. Dessa vez, conseguiremos também e a FCA seguirá crescendo e consolidando suas atividades.

Assessoria de Imprensa FCA