Prefeitura entrega certificados de qualificação do curso de higiene na manipulação de alimentos

banco-alimentosA Prefeitura de Botucatu promoveu na tarde desta segunda-feira (4) a entrega de certificados aos alunos do curso de Higiene na Manipulação de Alimentos, promovido gratuitamente pela Universidade do Trabalhador (UNIT), vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. O evento foi realizado no Bom Prato de Botucatu, restaurante popular instalado dentro do campus da Unesp em Rubião Júnior e que serviu também como espaço às aulas práticas do curso, que foi concluído por 23 pessoas.

O curso ainda contou com a parceria da Secretaria de Assistência Social; Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac); Instituto J. Augusto [entidade que gerencia o Bom Prato e Banco de Alimentos de Botucatu]; com apoio do Departamento de Nutrição do Instituto de Biociência da Unesp e Sebrae.

Ele foi destinado a pessoas que atuam ou que pretendem atuar em qualquer estabelecimento do segmento de alimentação tais como: cozinheiros, auxiliares de cozinha, copeiras, proprietários e gerentes de empresas de alimentos; entre outros.

Nele, os alunos puderam aprender um pouco mais sobre a aplicação de técnicas de higiene pessoal, higiene de equipamentos móveis e utensílios, controle integrado de pragas, qualidade da água e critérios de segurança no preparo de alimentos, desde o recebimento de matérias primas até a sua distribuição para consumo.

O prefeito de Botucatu, João Cury Neto, enalteceu a força conjunta dos parceiros envolvidos nesta iniciativa inédita e o empenho dos alunos que buscaram desfrutar de tal oportunidade. Também abordou sobre a preocupação da sua atual gestão municipal em criar políticas de combate ao desemprego.

“No passado, a Prefeitura não gastava R$ 1 em qualificação. Mas hoje temos a UNIT. Um curso como este não sairia por menos de R$ 600. Mas hoje o Poder Público oferece ele de graça. Isso é um dos mais eficientes gestos que podemos dar à população, que espera retorno do imposto que paga. E investir em conhecimento, não tem preço. Além de atrair empresas, temos o dever de qualificar nossa mão de obra e gerar oportunidades. Certamente, o mercado de trabalho saberá reconhecer o esforço dessas pessoas que buscaram se aprimorar”, afirma.

Nesta quinta-feira (7), às 19 horas, no Cine Teatro Nelli, a Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, promoverá a entrega de mais de 400 certificados a alunos que concluíram outros cursos realizados no primeiro semestre deste ano na UNIT.

Sobre a UNIT

A UNIT é um programa da Prefeitura de Botucatu, lançado em dezembro de 2011, que oferece cursos de qualificação profissional de acordo com as demandas do mercado de trabalho do Município. Hoje ele é coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. O objetivo é capacitar gratuitamente à população que está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho ou que deseja ter seu próprio negócio.

Podem participar pessoas maiores de 16 anos, alfabetizadas e que residam na cidade de Botucatu. É dada prioridade aos candidatos: que estejam desempregados, com maior idade, baixa escolaridade, mulheres arrimo de família e pessoas com maiores encargos familiares. A UNIT também atende a públicos específicos tais como pessoas com deficiência e de baixa renda encaminhadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP) são os principais parceiros na realização dos cursos.

Mais informações

Universidade do Trabalhador

E-mail unit@botucatu.sp.gov.br

Facebook: www.facebook.com /UNIT-Universidade-do-Trabalhador

Tel.: (14) 3814-7346

UNIT – polo I

Praça Dom Luiz Maria de Santana, 219 – Centro
UNIT – polo II

Rua Francisco Lyra Brandão, 1321 – Vila São Benedito