Instituto de Biociências da Unesp celebra 39 anos

Educação
Instituto de Biociências da Unesp celebra 39 anos 26 outubro 2016

abertura

Homenagens e reflexão sobre conquistas alcançadas marcaram a sessão solene da Congregação comemorativa aos 39 anos do Instituto de Biociências (IB) da Unesp, câmpus de Botucatu, realizada na última sexta-feira (21/10).

Integraram a mesa da cerimônia a diretora e o vice-diretor do IB, Maria Dalva Cesario e Wilson de Mello Júnior; o vice-prefeito de Botucatu, Antonio Luiz Caldas Júnior; e os ex-diretores da instituição José Roberto Corrêa Saglietti, Maria de Lourdes Vicentini Paulino e Renato Eugênio Diniz.

fausto_foresti
Professor Fausto Foresti com a diretora do IB, Maria Dalva Cesario e o vice-diretor, Wilson de Mello Júnior.

As avaliações positivas dos cursos de graduação e o trabalho desempenhado por servidores docentes e técnico-administrativos foram destacados no discurso da diretora do IB.

A formação proporcionada aos alunos foi outro aspecto que a professora Maria Dalva enfatizou. “Temos orgulho da formação propiciada aos nossos alunos. Todos os anos colocamos no mercado de trabalho profissionais com sólida formação, o que possibilita que tenham atuação com compromisso social”, disse.

Ela também expôs que atualmente o IB conta com 153 professores, 173 funcionários técnico-administrativos e 1.344 alunos na graduação e pós-graduação e ainda que na unidade são investidos cerca de R$3 milhões pela Reitoria e outros R$10 milhões por agências de pesquisa, aspecto que, segundo a diretora demonstra a responsabilidade e competência do Instituto na execução dos trabalhos. “Esta é uma unidade madura que sabe o quer e o que pode querer”, afirmou Maria Dalva.

sheila
Professora Sheila Zambello de Pinho com os diretores do IB

Durante o evento, foram celebrados os 35 anos do curso de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Botânica) e os 10 anos do programa de Biologia Geral e Aplicada.

A coordenadora da Pós-Graduação em Botânica, Carmen Silvia Fernandes Boaro, relatou que a defesa de mestrado ocorreu em 1981 a de doutorado no ano de 1990 e mencionou os integrantes do primeiro conselho do Programa e a importância que o grupo teve para o desenvolvimento dessa pós-graduação.

A contribuição às pesquisas na área de biodiversidade, um dos principais focos do programa, foi outro aspecto destacado pela professora Carmen.

O coordenador da Pós-Graduação em Biologia Geral e Aplicada, Marcos Roberto de Mattos Fontes, explicou que o programa surgiu com o objetivo de agrupar pesquisadores e desenvolver estudos que não eram contemplados em outros cursos que eram oferecidos pelo IB. O fato de esse programa contar com corpo docente e alunos oriundos de diversas áreas também foi ressaltado por Fontes.

Ainda durante a solenidade foram homenageados os servidores com maior tempo de atuação e que ainda estão em exercício profissional, os aposentados entre novembro de 2014 e outubro de 2015 e anunciados os recém-contratados.

Eméritos

Outro marco da solenidade foi a outorga do título de professor emérito aos docentes aposentados Fausto Foresti, do Departamento de Morfologia, e Sheila Zambello de Pinho, do Departamento de Bioestatística.

A apresentação da trajetória acadêmica de Foresti ficou a cargo da professora Maeli Dal Pai, que incluiu em sua fala a relevante produção acadêmica do homenageado e também seu papel como educador, incentivador de alunos – desde a iniciação científica, e motivador de novos professores.

O homenageado recordou algumas etapas de sua carreira, destacando professores com os quais desenvolveu estudos em conjunto, agradeceu a indicação para receber o título de professor emérito e as oportunidades que teve. “A vida me proporcionou rara oportunidade de conviver com pessoas autênticas e dedicadas desde que aqui cheguei”, comentou.

“Olhando para trás, vejo que era isso mesmo que eu queria fazer na vida. Trabalhar como professor, pesquisador e atuar com Genética de Peixes”, disse Foresti no final de seu discurso.

A docente Lídia Raquel de Carvalho foi a responsável por abordar a atuação da professora Sheila. Além de mencionar a produção científica da homenageada, ela destacou as atividades de gestão desenvolvidas pela professora tanto na unidade, inclusive como diretora no período de 1997 a 2001, como na Reitoria, onde ocupou o cargo de Pró-Reitora de Graduação de 2005 até 2009.

“Mesmo após aposentada, tem trazido contribuições à Unesp”, ressaltou Lídia.

Sheila iniciou seu discurso enfatizando que os cursos de graduação do IB têm sido bem avaliados por órgãos externos e aproveitou para salientar a contribuição dos alunos. “Cumprimento os alunos que muito se empenham para mostrar suas competências a sociedade”.

O papel do professor e a necessidade de maior valorização dessa profissão foram bastante enfocados em sua fala. “É necessário recuperar a dignidade de ser professor. Essa luta é enorme e longa”, avaliou Sheila.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
BERIMBAU INST MOBILE
Oferecimento