Educação é finalista ao Prêmio Mario Covas

Pelo segundo ano consecutivo, o portal eletrônico Observatório da Educação – “Educatu” de iniciativa da Secretaria de Educação de Botucatu, está entre os dez projetos classificados para a grande final da 11ª Edição do “Prêmio Mario Covas”. Ele está inserido na categoria “Inovação em Gestão Municipal” ao lado de outros nove projetos [entre eles o da Escolinha de Trânsito de Botucatu].

Além de ser um relator de noticias, o site é uma grande ferramenta educacional e de interação através do “I-Educar”, sistema que fornece aos pais informações da vida escolar de seus filhos como notas, frequência, ocorrências em salas de aula, entre outras. Dentro do Educatu também há o “Web Infantil”, espaço para cadastramento de alunos para a Educação Infantil que é utilizado pela equipe gestora da Secretaria de Educação.

O portal educacional traz ainda uma gama de outras ferramentas como gerenciador de e-mail, sistema de telefonia Voip, memória digital dos eventos escolares, Plataforma Moodle (Gerenciamento de Cursos – Plataforma Livre) e gerenciamento de redes da Secretaria de Educação e escolas. 

Para a secretária de Educação, Alessandra Lucchesi de Oliveira, estar entre os dez finalistas é o reconhecimento de todo um trabalho realizado nos últimos anos. “O site Educatu é um indicador do trabalho como um todo da Secretaria de Educação. Ele está se constituindo como um novo caminho após o processo de globalização, transparência e controle social das informações educacionais, como o i-Educar e Web Infantil”, conclui.

Botucatu já conquistou o Prêmio Mário Covas em duas oportunidades: em 2013, na categoria “Inovação em Gestão Municipal”, através do programa Orçamento Participativo Jovem (OP Jovem); e em 2012 na categoria “Inovação em Gestão Estadual”, pelo desenvolvimento do Programa Municipal de Acessibilidade Rural.

 

Premio Mario Covas 2015

O Prêmio Mario Covas tem o objetivo de reconhecer ações inovadoras que introduzam ou aprimorem uma prática de modo a gerar melhorias nos processos organizacionais, ou na prestação de serviços públicos, ou, ainda, em uma política pública. 

Também se espera das iniciativas premiadas que sejam passíveis de difusão a novos contextos e por novos atores sociais e que gerem consequências efetivas ao servidor público, ou ao usuário de um determinado serviço público ou aos cidadãos de maneira geral. Data, local e horário da premiação ainda não foram definidos, mas serão divulgados no site www.premiomariocovas.sp.gov.br.