Diretoria de Ensino realiza Terceira Mostra de curta-metragem em Botucatu

d-ensinoNo dia 14 de setembro, no auditório da Diretoria de Ensino de Botucatu, ocorreu a Terceira Mostra de curta-metragem. No início do ano, com a realização de uma votação os alunos escolheram o tema Curtas-metragens inspirados nos filmes de Charles Chaplin. “Dessa maneira estamos consolidando um projeto iniciado em 2014, que começou com o tema cultura afro-brasileira e seguiu em 2015 abordando as redes sociais.
Em agosto ocorreu a Mostra interna nas escolas, onde os curtas foram exibidos com depoimento de alunos e professores. Nesse mês de setembro ocorreu a Mostra da Diretoria com a presença de diferentes escolas. Usamos a metodologia de exibir cinco curtas-metragens seguidos e depois solicitamos o depoimento de professores e alunos falando sobre as dificuldades e ideias surgidas durante a produção dos curtas. Realizamos uma rica troca de experiência e os alunos saíram motivados para produzir mais curtas. Houve a participação de ex-aluno que retornou à escola para ajudar na edição do curta”, disse Marco Alexandre de Aguiar, Professor coordenador do Núcleo Pedagógico de História da Diretoria de Ensino de Botucatu.

d-ensino2No final da Mostra ocorreu a exibição de pequenos trechos dos filmes Tempos Modernos, O Garoto e O Grande Ditador. Os professores Marco Alexandre de Aguiar (História) e Madalena Ponce Rodrigues (Arte) abordaram temas como história do cinema, trajetória de Charles Chaplin, linguagem cinematográfica e criatividade. “Com essa experiência estamos concretizando a perspectiva apontada por uma pesquisadora que estuda a relação entre o audiovisual e escola”, completou Marco. A produção de um curta-metragem pode levar ao crescimento intelectual dos alunos. Em uma experiência com as câmeras, o olhar das pessoas se expande, buscando novas formas de interlocução e de revelação.