Cursinho Desafio pré vestibular está com inscrições até janeiro

 

cursinho-desafioAs inscrições para ingressar no Cursinho Desafio em 2017 se estenderão até o dia 22 de janeiro. Podem se inscrever, por meio do link www.inscricoes.fmb.unesp.br, alunos de terceiro ano do ensino médio e egressos.

Neste ano serão feitas reservas de vagas, sendo que 85% serão destinadas a alunos que estudam ou estudaram integralmente em escolas públicas e 15% para alunos que, apesar de terem estudado em escola particular, atualmente não conseguem custear um cursinho. Esses 15% vão passar por uma entrevista, a qual poderá ser realizada no dia 4 ou 5 de fevereiro.

As aulas são realizadas de 2ª a 6ª feira e aos sábados têm simulados, aulas extras e debates. Todas as atividades são concentradas na Escola Estadual “Euclides de Carvalho Campos” (Cevila), em Botucatu.

Criado em 2000, o Cursinho Desafio é um curso pré-universitário destinado a alunos de baixa renda que oferece 220 vagas no sistema de ensino extensivo e 110 no semiextensivo, totalizando atualmente 330 vagas. Sua abrangência alcança toda a microrregião de Botucatu.

Aprovação nos vestibulares

O índice de aprovação dos alunos nos vestibulares realizados em 2015 demonstra o êxito do projeto: 53% (175 alunos aprovados). “A taxa é equivalente à de grandes cursinhos em grandes cidades, o que significa enorme conquista dos alunos e de todos que participam do projeto. O índice atua como motivação para a nova coordenação, a qual tem como objetivo, a partir do atendimento integral ao aluno, possibilitar a entrada de habitantes de Botucatu e região na universidade.

Nova coordenação

Um dos mais antigos e exitosos projetos de extensão universitária da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) está sob nova gestão discente. No dia 7 de novembro, novos alunos assumiram a coordenação do Cursinho Desafio. “A gestão 2017 tem como objetivo o atendimento integral ao aluno”, explica Helena Ribeiro Aiello Amat, nova coordenadora do projeto.

Os professores do cursinho, que são majoritariamente alunos de medicina, somam cerca de 60 pessoas, além de aproximadamente 40 monitores. As turmas anuais são divididas em quatro salas de modalidade extensiva e duas de modalidade semiextensiva. “Esse ano temos a nossa primeira ex-aluna como coordenadora, Camila Magro, do curso de Biologia da Unesp. Ela será professora e coordenadora”, destaca Helena.

“Sabemos que para passar pelo vestibular não é suficiente apenas conhecer o conteúdo do ensino médio, mas também saber lidar com a ansiedade, estar preparado para fazer redações, desenvolver pensamento crítico e controlar o nervosismo durante o ano e durante as provas. A partir disso, nossa coordenação pretende manter a excelência das aulas e auxiliar o aluno da melhor forma possível através de plantões, oficinas de redação, tutoria, feira de profissões, palestras, cineclube, entre outros”, complementa Helena.

Os alunos que fazem parte da nova gestão são: Aline de Ávila Campos, Andrey Gonçalves Santos, Camila Magro, Débora Mayumi Takamune, Denis Nicolas Kwan, Elizandra Gomes Pereira, Giordano Bruno de Oliveira Ferreira, Giulia Ferras, Guilherme da Silva Machado, Guilherme Ferreira Borges, Helena Ribeiro Aiello Amat, José Vitor Freitas Melo, Karina Veronezi de Paiva, Luísa Rocco Banzato, Moriê Letícia Dalera de Carli, Thainá Oliveira Felício Olivatti, Yasmin Thiemi Fujiwara da Silva.

Com assessoria de imprensa FMB