Botucatu será local de prova da Unicamp pela primeira vez

Vestibular da Unicamp é um dos mais disputados do Brasil
Vestibular da Unicamp é um dos mais disputados do Brasil

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) abriu hoje, 8 de agosto, as inscrições para o Vestibular Unicamp 2017. As inscrições poderão ser feitas até o dia 1º de setembro (às 23h59min), exclusivamente pela internet, em formulário disponível na página eletrônica da Comvest: www.comvest.unicamp.br. O Vestibular Unicamp 2017 oferece 3.330 vagas distribuídas em 70 cursos. A taxa de inscrição é de 160 reais e deverá ser paga até dia 2 de setembro. A primeira fase será realizada dia 20 de novembro e a segunda fase acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de janeiro de 2017. Antes da primeira fase, haverá provas de Habilidades Específicas para candidatos aos cursos de Música (Etapa I – envio on-line de vídeos, no período de 2 a 9 de setembro). Para os outros cursos que exigem habilidades específicas (Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança), essas provas ocorrerão no período de 23 a 26 de janeiro de 2017.

Mudanças

No Estado de São Paulo, a Unicamp vai aplicar as provas de seu vestibular em quatro novas cidades: Botucatu, Bragança Paulista, Marília e Registro. Assim, a partir deste ano serão 29 cidades no Estado: Araçatuba, Avaré, Bauru, Botucatu, Bragança Paulista, Campinas, Franca, Guaratinguetá, Guarulhos, Jundiaí, Limeira, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba e Sumaré. Fora do Estado de São Paulo, a Unicamp aplicará as provas de seu vestibular em Brasília.

Pela primeira vez, os candidatos aos cursos de Música, farão a primeira etapa das Provas de Habilidades Específicas de maneira não presencial, por meio do envio de vídeos. Essa etapa será realizada entre os dias 2 e 9 de setembro, pela página eletrônica da Comvest. As orientações estão disponíveis no Manual do Candidato.

Outra mudança para o Vestibular desse ano diz respeito à prova da primeira fase. Invés de quatro questões interdisciplinares, como no ano passado, a Comvest adotará 12 questões interdisciplinares na prova da primeira fase, que tem um total de 90 questões de múltipla escolha.

O Programa de Ação Afirmativa para Inclusão Social da Unicamp (PAAIS) ampliou sua abrangência. A partir deste ano, além dos candidatos que cursaram o ensino médio integralmente em escolas da rede pública de ensino no Brasil, aqueles candidatos que concluíram o ensino médio pelo ENEM também poderão beneficiar-se da pontuação do PAAIS, de acordo com as regras estabelecidas no Edital do Vestibular Unicamp 2017. O PAAIS prevê a adição de 60 pontos à nota da primeira fase do Vestibular e mais 20 pontos para candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas e que também tenham cursado escola pública. Além da bonificação na primeira fase, os candidatos que passarem para a segunda fase têm mais 90 pontos na prova de redação e outros 90 nas demais provas da segunda fase. Candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas têm mais 30 pontos na segunda fase, além dos 90, totalizando 120 pontos.

Manual do Candidato 2017

O Manual do Candidato e a Revista do Vestibulando estão disponíveis para consulta e impressão na página eletrônica da Comvest. O chamado Kit do Vestibulando traz todas as informações e orientações necessárias para os estudantes em relação ao processo de inscrição, às provas e demais etapas do vestibular.

A Unicamp

A Unicamp é uma universidade pública e gratuita, mantida pelo governo do Estado de São Paulo. Seus principal campus está localizado em Campinas, interior do Estado, num complexo de ensino e pesquisa implantado em quase três milhões de metros quadrados de área, onde circulam diariamente cerca de 30 mil pessoas. Possui outros campi em Limeira e Piracicaba, cidades próximas a Campinas.

A Universidade oferece 70 cursos nas áreas das ciências humanas, biológicas, exatas, artes e cursos tecnológicos. São 30 mil estudantes, metade deles nos cursos de pós-graduação, e cerca de dois mil professores. Concentra 15% de toda a produção científica brasileira. Isto faz com que mantenha áreas de compatibilidade científica e tecnológica com os principais centros de pesquisa do mundo.

Calendário Vestibular Unicamp 2017

Inscrições

8/8 a 1/9/2016

Pagamento da Taxa de Inscrição

8/8 a 2/9/2016

Provas de Habilidades Específicas de Música

Etapa I – 2 a 9/9/2016

Etapa II – 9 a 10/10/2016

1ª fase

20/11/2016

2ª fase

15, 16 e 17/1/2017

Provas de Habilidades Específicas

23 a 26/1/2017

Divulgação da 1ª chamada (para matrícula não presencial)

13/2/2017

Matrícula não presencial

14 e 15/2/2017