Botucatu inaugura 2ª escola em tempo integral

Escola Cedro (3)

A Prefeitura de Botucatu, por meio da Secretaria Municipal de Educação, inaugurou no último sábado (2), Escola Municipal de Ensino Fundamental Integral – “Hernani Donato”. Localizada no Residencial Cedro, região sul da Cidade, ela é a segunda escola municipal a oferecer atendimento em regime de período integral a alunos de 1º ao 5º ano.

O evento contou com a presença do prefeito João Cury Neto, da secretária municipal de Educação, Edileine Fernandes Henrique; da Dirigente Regional de Ensino, Rosilene Palugan Vargas; dos familiares do homenageado, Hernani Donato; da gestora Escolar, Kátia Cilene Sardin e da coordenadora pedagógica, Gislaine Lopes, além de servidores da Educação; autoridades locais, pais e alunos.

INAUGURAÇÃO DA ESCOLA DO CEDRO - FOTO CÉSAR CULICHE (63) (Custom)A nova escola, com cerca de 1.230m² de área construída, conta com  seis salas de aula ambientes; sala de informática; sala de leitura; sala dos professores; almoxarifado; secretaria; direção e coordenação; arquivo; banheiro de funcionários, banheiros de alunos; cozinha, despensa, depósito, e um amplo refeitório.

A escola, que iniciou suas atividades em fevereiro deste ano, conta atualmente com 173 alunos. Além da grade curricular normal de Português, Matemática, História, Geografia e Ciências, oferece aulas de artes plásticas, inglês, apoio pedagógico em matemática e português e atividades esportivas. Os alunos contam também com uma oficina do Meio Ambiente, onde realizam atividades relacionadas aos cuidados com árvores, horta e jardim do espaço escolar.

INAUGURAÇÃO DA ESCOLA DO CEDRO - FOTO CÉSAR CULICHE (90) (Custom)Segundo a secretária municipal de Educação, Edileine Fernandes Henrique, as salas ambientes irão trabalhar diversas áreas de conhecimentos, com equipamentos facilitadores para os professores e para que o aluno desperte cada vez mais sua curiosidade. “Com a ampliação do horário de aulas, a Secretaria Municipal de Educação pretende criar um novo modelo de escola”, salienta.

De acordo com o prefeito João Cury Neto, essa é uma escola diferente, onde o conjunto de atividades contribui para a formação das  crianças. “Uma escola que tem princípios e valores e que estamos querendo colocar em todas as unidades. Dar para as crianças noções de outras atividades, que elas não teriam na escola convencional de Ensino Fundamental I, como as aulas de inglês, artes cênicas, informática  e atividades esportivas”, diz.

“Queremos que essa escola seja um modelo, onde a criança chega de manhã e vai embora as cinco horas da tarde e com isso ampliar o seu conhecimento. Quando se prioriza a Educação, quando se coloca a criança no centro das nossas ações, provamos que podemos fazer uma escola, uma metodologia de ensino tão boa ou melhor que as escolas particulares. A população paga muito imposto e o mínimo que o poder público decente e responsável tem que fazer é devolver para a população em obras e serviços públicos de qualidade”, enfatiza.

“Tenho certeza que o professor Hernâni Donato estaria analisando esse nosso princípio e reconhecendo o esforço da administração desse governo para provar de que é possível transformar a Educação. Porque a Educação transforma pessoas e pessoas transformam o mundo. E nós só vamos transformar o mundo se transformarmos a Educação. É o sopro de esperança para cada um de nós e que juntos nós somos muito mais”, conclui o Prefeito.

Sala de leitura e quadra

Durante a inauguração da nova unidade escolar no Cedro foi feita uma homenagem à Acadêmica Carmen Silvia Martin Guimarães, que ocupa na Academia Botucatuense de Letras a cadeira que pertenceu ao escritor Hernâni Donato, denominando com o seu nome a Sala de Leitura da Unidade Escolar.

O prefeito João Cury também anunciou na ocasião que está em fase de licitação o projeto de construção das quadras esportivas para as duas escolas de tempo integral em Botucatu, tanto a Hernani Donato, no Cedro, quanto a Leonor Bicudo Vizzenzotto, no Cambui.