Alunos de projeto social de Botucatu visitam o CEMPAS/FMVZ

ALUNOS DO PROJETO SOCIOEDUCATIVO DO PQ IMPERIAL VISITAM CEMPAS DE BOTUCATU - FOTO ASSESSORIA DE IMPRENSA FMVZ UNESPCrianças e adolescentes, de 6 a 15 anos, integrantes da unidade sócioeducativa do Parque Imperial, vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura de Botucatu, visitaram na última quarta-feira (15) o Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Selvagens (Cempas) da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp, câmpus Rubião Júnior, em Botucatu.

Guiados pela equipe do Cempas, quase 80 crianças, divididas nos períodos da manhã e tarde, conheceram todos dos setores do Centro e receberam informações sobre conservação da fauna e os cuidados com os animais silvestres.

Juliana Pereira de Lima Andrade, monitora da unidade sócioeducativa, acompanhou os visitantes e ressaltou a importância de sensibilizar as crianças para as questões ambientais. “Eles estão aprendendo o conceito de proteger a fauna e a flora brasileiras. Aqui eles podem ver como os animais maltratados são recuperados. Acho que isso ajuda a formar cidadãos conscientes. Todos saíram bastante impressionados com o trabalho no Cempas”, afirma.

Segundo Juliana, a visita também serviu para mostrar aspectos da profissão de médico veterinário que as crianças não conheciam. “A maioria das crianças achava que o médico veterinário só cuida de gatos e cães. Agora eles sabem mais sobre a profissão e os benefícios que ela traz para a sociedade”, argumenta.

Para o coordenador do Cempas, professor Carlos Roberto Teixeira, fornecer educação ambiental a crianças ajuda a formar adultos responsáveis. “Se queremos ter cidadãos conscientes, que valorizam a conservação do ambiente saudável no presente e para o futuro, temos que trabalhar com os jovens. Entendemos que faz parte do papel social da universidade colaborar para construir esses valores que vão ajudar a sociedade a atentar para temas como conservação do meio ambiente, qualidade de vida e sustentabilidade”, enfatiza.

Serviço

Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Silvestres (Cempas)

Telefone (14) 3880-2242 / 3880-2040

Site: www.fmvz.unesp.br

Fonte: Assessoria de Imprensa – FMVZ/Unesp