Turismo lança projeto para preservar a cuesta

Botucatu é uma cidade privilegiada, rica por suas cachoeiras, fauna e flora. Está localizada no topo da Cuesta e sobre o Aquífero Guarani. Com natureza única, a região conta com mais de 60 espécies de mamíferos, 821 de aves e 50 de peixes. Com o objetivo de preservar essas riquezas naturais a Prefeitura de Botucatu em parceria com o Conselho Municipal de Turismo (Comutur) lançou a campanha “Cuesta Limpa”.

A cerimônia que foi realizada no Salão Azul da Secretaria de Educação reuniu mais de 60 pessoas, entre elas, o prefeito de Botucatu, João Cury Neto; presidente da Câmara Municipal, André Rogério Barbosa (Curumim); secretário de Esportes, Lazer e Turismo, Antonio Carlos Pereira; secretário de Meio Ambiente,  Perseu Mariani; presidente do Comutur, Bruno João de Oliveira e profissionais atuantes na área de Turismo da Cidade, como empresários e donos de agências.

O secretário de Esportes, Lazer e Turismo, Antonio Carlos Pereira, explica que com o programa “Botucatu Terra da Aventura” a Cidade tem se consolidado cada vez mais como roteiro de diversas modalidades na área natural, sendo a Cuesta o principal polo receptivo. No período dos últimos cinco anos, Botucatu recebeu mais de 20 eventos na área de esporte de aventura e mais de 7.500 participantes.

“A campanha tem como objetivo sensibilizar a população e turistas para os cuidados com a natureza. Neste mês serão espalhados 15 outdoors por toda a Cidade com as mensagens ‘Lixo não é atração turística’ e ‘Não seja nosso maior obstáculo’. Também serão distribuídos 15 mil flyers para todas as crianças das escolas municipais, 500 cartazes e 500 adesivos”, informa.

O presidente do Comutur, Bruno João de Oliveira, enfatiza que Botucatu possui um potencial muito grande. “Precisamos que a natureza seja preservada.  O Conselho está atuando e queremos normatizar esse turismo responsável com ajuda da população”, relata.

O secretário de Meio Ambiente,  Perseu Mariani, enfatiza que a população botucatuense não tem motivos para jogar lixo na Cuesta e estradas que dão acesso à ela. “Hoje a coleta do lixo doméstico em Botucatu é 100% regular e a seletiva já é realizada porta a porta em 65% da Cidade. Também temos um ponto fixo para o descarte de lixo eletrônico na Secretaria do Meio Ambiente”, salienta.

“Não podemos nos omitir em relação a este problema do descarte de lixo na nossa Cuesta e estradas rurais porque no futuro nossos filhos e netos é quem poderão sofrer com esta omissão. A Cuesta é um patrimônio do povo de Botucatu e é responsabilidade de todos preservá-la. Tanto o poder público quanto a sociedade civil ”, ressalta o prefeito João Cury Neto.

 

Ação Mundial

Durante o mês de setembro  Botucatu estará participando também junto com a Campanha “Cuesta Limpa” da ação mundial “Clean Up The World”, realizada em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Ambiente (UNEP). A campanha inspira e capacita a comunidade a limpar, consertar e conservar o meio ambiente.

“Em Botucatu, a sociedade irá se unir durante este mês para fazer a limpeza de algumas cachoeiras que foram selecionadas”, informa o representante do grupo SOS Cachoeiras da Cuesta, Cristiano Vieira. Neste sábado (5), na Rua Amando de Barros, integrantes do grupo SOS Cachoeiras da Cuesta também irão realizar uma panfletagem com informações sobre as ações. Outras informações na página do grupo do Facebook.

 

Descarte correto de lixo

 

Resíduos sólidos

Descartes de “volumosos” (ex –  móveis velhos, colchões, geladeira)

(14) 3813-1486 –  Monte Azul retira na residência 

Resíduos de construção civil até 1m3 – Os bolsões de entulhos aceitam sem custo 

 

Bolsões de entulho 

Bolsão Santa Eliza – Avenida Hum, s/nº – (14) 3814-8282

Bolsão Rubião – Rua Jairo Zucari, nº701  – (14)3813-0130

 

Equipamentos eletrônicos, pilhas e baterias

Ponto de coleta – Secretaria de Meio Ambiente 

Rua General Telles, nº1603 – Centro 

 

Materiais recicláveis 

Coleta realizada pelo caminhão da Monte Azul porta a porta uma vez por semana 

*30 pontos de entrega voluntária espalhados pela Cidade, inclusive no Pão de Açúcar