SOS Cuesta finaliza projeto Cascata Realiza com ações que beneficiam a comunidade

Evento reuniu autoridades e representantes de entidades

cascata-fechamento (2)Na última quinta-feira, 11, no Luz Tropical Festas e Eventos, a ONG SOS Cuesta realizou cerimônia de encerramento do projeto Cascata Realiza e apresentação das principais ações desenvolvidas em Botucatu. Marcaram presença no evento o prefeito municipal, João Cury Neto, além de representantes de ONG’s e parceiros do projeto.

No início da cerimônia, foi exibido um vídeo com um resumo das atividades executadas ao longo de dois anos. Em 2014, a ONG SOS Cuesta foi convidada pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, para realizar dez ações propostas no Plano Ambiental, surgindo assim, o projeto “Cascata Realiza: utilização de ferramenta de gestão da microbacia hidrográfica do Córrego da Cascata”. Um dos desafios do projeto foi a constituição de um comitê para gerenciar a Microbacia Hidrográfica do Córrego da Cascata. Diante dos acontecimentos de 2014, relacionados à crise hídrica e ao reenquadramento do Ribeirão Lavapés, a proposta do projeto de constituir um comitê de Microbacia Hidrográfica evoluiu para a constituição do Subcomitê da bacia hidrográfica do Ribeirão Lavapés.

cascata-fechamento (3)A ONG e parceiros trabalharam intensamente junto ao Comitê de Bacia Hidrográfica dos rios Sorocaba e Médio Tietê (CBH-SMT), defendendo a constituição de uma instância de gerenciamento local do Ribeirão Lavapés, porém, mesmo não havendo qualquer impedimento à criação dos subcomitês, nos termos da atual legislação, o CBH-SMT não se pronunciou oficialmente sobre o assunto.

Dentre as principais realizações do projeto apresentadas estão: monitoramento da água, por meio de análises físicas, químicas e de vazão; monitoramento do meio social dos setores da microbacia e o levantamento qualitativo da percepção da população em relação a sua qualidade de vida; monitoramento da cobertura florestal, que envolveu o estudo da regeneração natural e das fontes de propágulos, como as chuvas de sementes e sementes dispersas pela fauna; ações de mobilização da sociedade com a reedição da campanha “Chega de Lixo Fora do Lixo” e atividades de educação ambiental não formal com alunos do Projeto Preservando o Futuro, baseadas nos princípios da
cascata-fechamento (4)Permacultura; desassoreamento da represa do Córrego da Cascata e o monitoramento das curvas em nível e da conservação do solo das propriedades da microbacia; recuperação de duas grandes erosões; construção de caixas de retenção de água pluvial em estradas e ruas sem pavimentação asfáltica e a formação de corredores ecológicos, por meio do plantio de 2.300 mudas florestais nativas. Ainda foram realizadas duas importantes atividades extras: II Encontro de Gestores e a campanha de arborização urbana no Recanto Azul.

Em seu discurso, a moradora do bairro Santo Antônio da Cascatinha e proprietária do Sítio Capão Bonito de Baixo, local contemplado pelo projeto, Maria Beatriz Leopardi Bosco Sartor (“Mabê”), agradeceu a oportunidade de participar das ações. “Foi uma oportunidade única e agradeço a todos os envolvidos. Foi uma experiência única”, disse.

A professora da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA)/Unesp e diretora da Fundação  de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (FEPAF), Renata Cristina Batista Fonseca também elogiou as ações. “O Cascata Realiza foi um grande presente para nós que vivemos aqui em Botucatu”, disse.

O prefeito João Cury destacou o empenho da equipe. “O grande sucesso desse projeto se deve aos componentes que fazem parte dele. Vocês tiveram a capacidade de buscar recursos e de mobilizar pessoas para atingir esses bons resultados. Além disso, demonstraram a capacidade do diálogo, de conversar com os moradores e com o poder público, isso é um exemplo para nós. A SOS Cuesta é para nós um sucesso, pois vocês nos ensinaram a crescer com esse projeto, não como autoridades, mas como pessoas e seres humanos preocupados em deixar algo melhor para os próximos que virão, um legado de preservação do meio ambiente”, ressaltou.

A coordenadora do projeto Cascata Realiza, Nelita Correa, fez questão de ressaltar a importância dos patrocinadores e apoiadores para a execução das atividades. Também agradeceu a equipe da SOS Cuesta que trabalhou com dedicação. “O projeto Cascata Realiza é um tremendo sucesso. Para atingir esses resultados positivos foi fundamental ter parceiros comprometidos e uma equipe com conhecimento técnico, com capacidade de adaptação a novas situações, com excelentes ideias, criatividade e competência para materializá-las. Essa foi uma noite especial de celebração. Cumprimos nosso compromisso com a Petrobras, com a sociedade e com o meio ambiente. Isso é sempre motivo de grande felicidade”, concluiu.