Semana do Meio Ambiente está acontecendo Espaço Cultural

Desde quarta-feira (09/06) o Espaço Cultural “Francisco Gabriel Marão, está sediando a Semana do Meio Ambiente, que se prolonga até o próximo domingo. Durante a Semana, muitas atrações estão programadas.

O evento tem entrada franca para o público, a partir das 16 horas, contando com exposições temáticas, praças de alimentação e brinquedos. Entre os expositores está a Faculdade de Veterinária e Zootecnia (FMVZ), da Unesp com professor Carlos Teixeira mostrando vários cartazes sobre a vida animal selvagem e tirando as dúvidas do público, com relação ao tema.

{bimg:5121:alt=interna tei:bimg}

“O tema que envolve animais silvestres sempre atraem o público e nós estamos aqui para dar explicações sobre os cuidados que as pessoas devem ter ao manter contatos com os animais. O interessante é que as pessoas apenas observem os animais sem tocá-los ou tentar capturá-los, pois para se defender o animal silvestre pode causar ferimentos através de mordidas e arranhões”, orienta Teixeira.

A Polícia Ambiental está expondo animais empalhados e diferentes tipos de armadilhas que os caçadores ilegais utilizam para capturar animais e aves silvestres em seu habitat natural, assim como dando orientações sobre a lei que faculta aos criminosos punições que vão de multas até prisões. Também faz parte do trabalho policial orientar sobre os perigos das queimadas e derrubada de árvores nativas sem prévia autorização.

{bimg:5122:alt=interna pol:bimg}

“Os ataques ao Meio Ambiente tem sido constante no Brasil e isso está fazendo com que os animais e aves percam os seus habitats naturais. Por isso, é cada vez mais comum o encontro de animais silvestres em áreas urbanas. Isso não significa que existe um número grande de animais e sim animais que estão sendo expulsos dos seus habitats naturais”, observou o policial Andrade.

Outra advertência é com relação á fiscalização que a Ambiental está fazendo para coibir a manutenção de animais silvestres e aves em cativeiros. “Para se manter animais em cativeiro é necessário que a pessoa seja credenciada e tenha a autorização do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Produtos Renováveis (Ibama), para não cometer crime ambiental”, adverte Andrade.

{n}Programação do fim de semana{/n}

Sábado (12/06)
16 horas – apresentação de teatro: Mensagem da Garrafa
18 horas – apresentação do coral da Escola Aitiara
19 horas – apresentação da Banda Municipal

Domingo (16/06)
16 horas – apresentação do Coral da Escola Aitiara
17 horas – show com a Banda Esquilos Vesgos

Fotos: Quico Cuter