Projeto Cascata Realiza promove ação de arborização urbana no Bairro Recanto Azul

cascata01No próximo sábado, 18, às 9h30, o Projeto Cascata Realiza, patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, em parceria com a Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Obras, realizará um importante plantio de arborização urbana no bairro Recanto Azul.

A ação tem como principal objetivo aumentar consideravelmente a qualidade ambiental da microbacia hidrográfica o Córrego da Cascata, valorizando economicamente o bairro e despertar nos moradores, um cuidado especial com a sua calçada, que é o primeiro degrau da cidadania urbana. A arborização faz parte de diretrizes do governo do estado de São Paulo no âmbito do Programa Município Verde Azul. A cidade já foi bicampeã, esse ano vice-campeã e ganhou duas vezes o prêmio de melhor município da bacia hidrográfica dos rios Sorocaba e Médio Tietê. Porém, segundo integrantes da ONG SOS Cuesta, os avanços devem continuar.

cascata02Para isso, serão plantadas nas calçadas do bairro aproximadamente 120 árvores, com altura de 1,80m, protegidas por gradis de madeira, com placas educativas. Outra etapa do projeto, já executada pela ONG, foi a construção de uma cerca ao redor do reflorestamento nas ruas Arco Íris, Alegria e Joaquim Marins, no Recanto Azul. Foi instalada uma cerca de arame farpado de nove fios, com postes de concreto, para dificultar o despejo irregular de lixo e favorecer a proteção do reflorestamento.

A vice-presidente da ONG SOS Cuesta de Botucatu, Nelita Corrêa, que coordena o Projeto Cascata Realiza, ressalta que as pessoas têm um conceito equivocado sobre plantar árvores nas calçadas. “Precisamos mudar essa ideia de que árvore dá trabalho porque suja a calçada. Os benefícios da arborização vão além. É um atributo positivo para uma cidade”, afirma.

Uma equipe formada por integrantes da SOS Cuesta visitou as casas do bairro para convidar seus moradores a participarem deste programa de arborização urbana. Na ocasião, foi solicitada a autorização para que sejam plantadas mudas nas calçadas das residências.

cascata03O Projeto Cascata Realiza irá fornecer as mudas, os gradis e o manual “Árvores e Florestas Para a Cidade” para os moradores do bairro. Já a Prefeitura fará a retirada do entulho, abrirá as covas, fornecerá o adubo, mão de obra para o plantio e a instalação dos gradis”, explica Nelita. A prefeitura construirá as calçadas nas ruas Arco Íris e Joaquim Marins, e a Sabesp fará o corte da calçada com instrumentos apropriados.

“Todos os interessados poderão participar do plantio. Caso o morador queira plantar a árvore em frente à sua casa, ele será bem-vindo, do contrário, uma pessoa capacitada fará o plantio. Vai ser um dia de festa para o nosso meio ambiente”, ressalta.

Até o momento, 46 moradores já assinaram o termo de adesão ao plantio de árvores. Os benefícios de se plantar árvores são inúmeros como: lançar oxigênio na atmosfera terrestre, colabora com a diminuição da temperatura e a renovação do ar, equilíbrio ecológico, recuperação de áreas degradadas, diminuição do processo de assoreamento dos rios, sombra, entre muitos outros.

Ainda de acordo com Nelita, a expectativa é que o Recanto Azul seja um modelo de “bairro amigo das florestas urbanas” e um dos pioneiros nesse conceito.