No dia mundial do turismo, Botucatu lança 2ª edição da campanha Cuesta Limpa

lancamento-2a-edicao-do-cuesta-limpa-foto-andreia-seullner-1O Dia Mundial do Turismo, celebrado na última terça-feira (27), foi marcado em Botucatu pelo lançamento da segunda edição da campanha “Cuesta Limpa”.  A ação é promovida pelo Conselho Municipal de Turismo (Comutur) com apoio da Prefeitura de Botucatu, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Turismo e Secretaria de Meio Ambiente e parceiros.

O evento realizado no Salão Azul da Secretaria Municipal de Educação contou com presença do secretário de Meio Ambiente, Perseu Mariani; presidente do Comutur, Thiago Donini; coordenadora Municipal de Turismo de Pardinho, Silvia Frutuoso Costa; profissionais atuantes na área de Turismo da Cidade, parceiros e imprensa.

lancamento-2a-edicao-do-cuesta-limpa-foto-andreia-seullner-3Com o programa “Botucatu Terra da Aventura”, a Cidade tem se consolidado como roteiro de diversas modalidades junto à natureza, sendo a Cuesta o principal polo receptivo.

Para que Botucatu siga rumo ao sucesso no turismo de aventura, ecoturismo e turismo rural, foi criada a campanha “Cuesta Limpa”, em 2015, pelos membros do Conselho Municipal de Turismo (COMUTUR) em parceria com a Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo e Secretaria de Meio Ambiente.

O objetivo da campanha é sensibilizar a população e turistas para os cuidados com a natureza. O Cuesta Limpa também faz parte do Programa Mundial “Clean Up The World”, e prevê uma série de atividades ao longo do próximo mês de outubro [veja abaixo]. A primeira ação será neste domingo (2 de outubro) com a limpeza no Mirante da Bocaina (Vista do Morro do Peru).

lancamento-2a-edicao-do-cuesta-limpa-foto-andreia-seullner-4“Em 2015, a campanha foi um sucesso e este ano traz uma programação bem diversificada. Vamos fazer ações de conscientização sobre lixo, exposição do lixo retirado dos locais, plantio e atividades com as crianças. Quero agradecer a todos os nossos parceiros e voluntários por estarem mais um ano com a gente e também a cidade de Pardinho, que entrou esse ano conosco nas ações. Esta campanha é uma importante ação não só municipal e regional, porém também a nível mundial já que faz parte do Clean Up The World”, destaca o presidente do COMUTUR, Thiago Donini.

Parceiros

O Cuesta Limpa também conta com os seguintes parceiros: Pastoral da Ecologia, SOS Cachoeiras da Cuesta, AAVA (Associação dos Amigos do Vale do Aracatu), Aventureiros do Túnel, Rampa de Voo Livre “Na Base da Nuvem”, Grupo Escoteiro Padre Anchieta, Pedala Botucatu, Tiro de Guerra, COMDEMA, Amigos do Pedal, ACE/CDL, CEDEPAR, Prefeitura Municipal de Pardinho, COMTUR (Pardinho), CONDEMAS (Pardinho), Ecoventura (Pardinho), Grupo Gestor Trilhas da Cuesta (Pardinho)  e voluntários.

Programação da campanha Cuesta Limpa:

Domingo 2/10 – Ação de limpeza no Mirante da Bocaina (Vista do Morro do Peru);

Domingo 9/10 – Ação de limpeza e conscientização na Cachoeira Véu da Noiva;

Domingo 16/10 – Ação de limpeza no Aracatu e Cachoeira Indiana;

Domingo 22/10 – Exposição do lixo retirado, ações de conscientização sobre lixos;

Domingo 30/10 – Exposição do lixo retirado, ações de conscientização, plantio de encerramento kids e passeio ciclístico.