Maiores criadores de curiós do país se reúnem em Botucatu

O Colégio Santa Marcelina,  que fica na Rua Dr. Costa Leite, região central da cidade, sedia neste domingo, dia 6,  o Campeonato Brasileiro de Curió,  promovido pela Associação Ornitológica de Botucatu (AOB) e supervisionado pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O encontro reúne criadores de várias regiões brasileiras dessa espécie de pássaro muito valorizado pelo seu canto. Torneio terá disputa nas  modalidades de canto clássico, canto livre e fibra.  A performance de cada pássaro será avaliada por uma comissão julgadora.

As competições dessa natureza são tradicionais exposições públicas dos pássaros, onde o desempenho de cada um é medido e aos melhores são ofertados apenas troféus. Não existe premiação em dinheiro, contudo a respectiva cotação é valorizada a cada boa classificação que o pássaro consegue obter.  Em razão disso, os criadores viajam centenas de quilômetros para participarem do torneio.

Daí a grande emoção dos ornitófilos quando o pássaro se sai bem em uma competição e cada criador procura extrair o que o seu pássaro tem de melhor.  Uns são mais valentes, outros mais repetidores, outros cantam mais bonito. Por isso é que existem vários regulamentos para abranger diferentes modalidades.


O criador conservacionista e empresário Milton Roberto de Oliveira, conhecido entre os criadores como Beto do Animania (foto) e faz parte da organização que irá recepcionar os criadores,  enfoca que o torneio busca a confraternização de diferentes gerações e cidades para um bate papo e incrementar a criação em ambientes domésticos e a conseqüente segurança da preservação dessas espécies.  Lembra que vários criadores de Botucatu sempre estiveram entre os melhores do Brasil.

“Além disso, o torneio também estimula o intercâmbio de filhotes entre os criadores para renovação de matrizes e as novidades do mercado, já que as aves vencedoras são muito valorizadas”, comentou Beto Oliveira.  “Com toda certeza teremos mais uma vez em Botucatu uma bonita competição e confraternização”,  complementou.