HCFMB participa de campanha para reduzir a emissão de gases que causam o efeito estufa

Rede Global de Saúde sem Dano e o Projeto Hospitais Saudáveis homenageou o HCFMB pela adesão à campanha e pela realização da I Semana do Meio Ambiente e Saúde

 imagem_release_756123O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) completou o processo de adesão e oficializou a sua participação na campanha Desafio 2020 – a Saúde pelo Clima. A campanha, realizada pelo Projeto Hospitais Saudáveis e pela Rede Global de Saúde sem Dano tem como objetivo reduzir a emissão de gases que causam o efeito estufa até o ano de 2020. A proposta é reunir organizações de saúde ao redor do mundo e encorajá-las a tomar medidas concretas para minimizar e evitar os efeitos das mudanças do clima em defesa da saúde pública ambiental.

Em reconhecimento ao empenho do HCFMB para a adesão e definição da meta de redução de gases em 30% até 2020, a coordenadora do Projeto Hospitais Verdes e Saudáveis do HCFMB Dra. Karina Pavão esteve presente na Cerimônia de Membros da Rede Hospitais Verdes e Saudáveis (HVS), que ocorreu durante o IX Seminário Hospitais Saudáveis 2016, na última sexta, 16 de setembro, onde recebeu uma homenagem especial pela participação na campanha Global Desafio 2020. Dra. Karina Recebeu também uma menção honrosa pela realização da I Semana de Meio Ambiente e Saúde, que ocorreu no mês de junho, no HCFMB e na Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB).

imagem_release_756128Atualmente, apenas 40 hospitais de todo Brasil estão aptos a aderir à campanha e o HCFMB é um deles.  “Sabemos que algumas áreas do HCFMB produzem diversas substâncias poluentes ao meio ambiente, e vamos atuar para melhorar e diminuir esses indicadores. A participação ativa de todos os funcionários e pessoas que circulam pelo HCFMB nesse processo é fundamental”, reforça Dra. Karina.

Dra. Karina afirma que o impacto das mudanças climáticas é colocado como o principal problema de saúde pública na atualidade.  “Esse impacto causado é grave e todos precisam fazer sua parte. Só assim conseguiremos suavizar os efeitos que já acometem a nossa saúde diariamente”, diz.

“Estamos honrados em fazer parte deste desafio. Acredito que mostraremos claramente como o HCFMB tem contribuído para aumentar os gases de efeito estufa, e principalmente como todos poderão ajudar nesse trabalho de conscientização e redução. Agradeço ao arquiteto Gilberto Mariano Tenório Júnior, que nos ajudou na coleta de dados importantíssimos para que pudéssemos completar o processo de adesão à campanha”, finaliza Dra. Karina.

Segundo a Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis, a participação do HCFMB é muito importante para mobilização do setor saúde contra os efeitos da mudança do clima e em defesa da saúde pública ambiental.

Vivian Abilio – Assessoria de Imprensa do HCFMB via 4toques Comunicação