Dois motoristas acabam flagrados descartando entulho

Grupo de Proteção Ambiental (GPA) da Guarda Civil Municipal (GCM) registrou a dois casos de descarte irregular de entulho e o relatório dos casos foram apresentados junto a Secretaria Municipal  de Meio Ambiente.  O primeiro numa área verde no Jardim Paraíso onde um indivíduo acabou sendo flagrado descartando entulhos com um caminhão.

Já o segundo caso foi numa área verde no Jardim Planalto, onde segundo denúncia também um indivíduo estaria jogando descartando entulho, sendo que foi possível identificar o veículo utilizado no descarte irregular.

Casos de descarte irregular  de entulho vem sendo feito com relativa frequência no município, em especial nas estradas rurais, e o secretário de Meio Ambiente, Perseu Mariani alerta que a pessoa que for flagrada, como nestes dois casos recentes,  poderão responder por crime ambiental e receber punição que vai desde advertência até multas e, conforme o caso, até em prisão. “Essa é uma questão de cidadania e conscientização e a fiscalização está sendo feita com o intuito de flagrar os infratores”, diz Mariani.

Lembra Mariani que na zona rural é mais difícil detectar quem joga lixo na estrada, mas na zona urbana, principalmente na região periférica, existe um trabalho de fiscalização de terrenos e os proprietários de imóveis, notificados por falta de limpeza e capina. “Centenas (de proprietários) já foram autuados por não terem atendido a solicitação de limpeza, encaminhada pela Prefeitura”, frisou o secretário. “E esse trabalho vai continuar sendo feito”, concluiu.

 

Furto de cabos

Além desse crime ambiental a Guarda Municipal, com os agentes guardas civis municipais Giselle e Jayme atenderam uma denúncia anônima no Parque Marajoara, onde segundo informações um casal estaria furtando cabos da rede telefônica. Os guardas depararam-se com os suspeitos e realmente estavam com cerca de 30 metros de cabos telefônicos.

Indagados sobre a procedência os suspeitos informaram que realmente pegaram da rede de telefonia, mas os cabos estavam caídos na via. Diante dos fatos um representante da empresa de telefonia compareceu no local e informou que não houve nenhum dano a rede, sendo assim o material foi apreendido e os averiguados foram liberados.

 

Droga em praça

Inspetor Pichinin e agentes Nogueira e Zambonato efetuaram a prisão de um rapaz de 20 anos de idade na Praça Dib Jorge Saad na Cohab I. Os guardas avistaram o indiciado agachado atrás de um trailer e quando percebeu a viatura tentou empreender fuga, porém foi detido com R$ 20,00 e um celular. Na fuga ele teria dispensado uma pedra de crack e no local onde estava agachado havia outras seis pedras.  O rapaz foi indiciado pelo delegado Paulo Fábio Buchignani.