Botucatu busca o 3º título do Município Verde-Azul

Botucatu entregou nesta quinta-feira (8) o relatório final de gestão ambiental com todas as documentações e exigências para participação no programa Município Verde-Azul, do qual a Cidade já foi campeã em duas oportunidades (2012 e 2014). O prazo a todos os municípios interessados em participar termina nesta sexta (9). A divulgação dos resultados está agendada para dezembro. Novamente serão avaliadas dez diretivas: Esgoto Tratado, Resíduo Sólido, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho de Meio Ambiente.

O ranking do Município Verde-Azul resulta da avaliação técnica das informações fornecidas pelos municípios, com critérios pré-estabelecidos de medição da eficácia das ações executadas. A partir dessa avaliação o Indicador de Avaliação Ambiental é publicado para que o poder público e toda a população possam utilizá-lo como norteador na formulação e aprimoramento de políticas públicas e demais ações sustentáveis.

“Neste ano, por exemplo, conseguimos atender mais um item que faltou ano passado que era o de utilizar recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente. Neste caso, para a realização de uma inspeção veicular na Frota Municipal movida a diesel. Entendo que Botucatu novamente preencheu todas as diretivas e tem tudo para se manter novamente no pelotão de frente deste programa”, avalia Leonardo Dallaqua Fulgueral, interlocutor de Botucatu no programa Município Verde-Azul.

Criado em 2007 pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, o programa Município Verde Azul estimula e valoriza iniciativas inovadoras das 645 cidades paulistas na área ambiental. O selo Município Verde Azul garante à Administração Municipal a prioridade na captação de recursos junto ao Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop). Mais informações pelo site www.ambiente.sp.gov.br/municipioverdeazul.