Atividades alusivas ao dia do Ribeirão Lavapés acontecem dia 23

soltura-de-peixes-no-rio-lavapes-foto-arquivo-igor-medeiros-19A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a Sabesp, promoverá na quarta-feira (23 de novembro), atividades alusivas ao Dia do Ribeirão Lavapés.

As ações serão concentradas no Bosque do Sossego, dentro da Praça da Juventude, em dois períodos: das 9 às 11 horas e das 14 horas às 16h30. Vale lembrar que este mesmo evento deveria ter sido realizado no dia 3 de novembro, data oficial em celebração ao Ribeirão Lavapés. Porém, na época, ele foi cancelado devido às chuvas.

O evento reunirá plantio de árvores, soltura de peixes, apresentação teatral, além de uma exposição de trabalhos e fotos sobre o Ribeirão Lavapés, que é um dos rios mais importantes de Botucatu, com mais de 6 km de extensão na área urbana.

No ano de 2014, através de um esforço conjunto entre Prefeitura de Botucatu e Sabesp, ele foi reclassificado pelo Comitê de Bacias do Rio Sorocaba e Médio Tietê, ao passar da “classe 4” para “classe 3”.

De acordo com a Agência Nacional das Águas (ANA), e conforme a Lei nº 9.433, de 8 de janeiro de 1997, “o enquadramento dos corpos d’água em classes de qualidade tem por objetivo assegurar a qualidade requerida para os usos preponderantes e diminuir os custos de combate à poluição das águas, mediante ações preventivas permanentes”.

Hoje o Ribeirão Lavapés está despoluído e serve como alternativa para garantir o abastecimento de água à população. Testes mostram que a quantidade de oxigênio por litro de água no rio está acima dos 5mg, considerado ideal para o desenvolvimento da vida aquática.

O Dia do Ribeirão Lavapés se tornou oficial através da Lei Municipal nº 5.810, em 22 de março de 2016, projeto de iniciativa do vereador Luiz Francisco Fonte (Fontão).

 

Serviço

Praça da Juventude

Rua Mário Barberis, 470 – Cohab 1