Alunos de escola pública exploram belezas de Botucatu

Nesta quinta e sexta-feira cerca de 90 alunos dos nonos anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental – Professor Jonas Alves de Araújo participaram de uma caminhada e visita monitora à rampa de voo livre na Base da Nuvem. As atividades foram acompanhadas por profissionais das secretarias de Meio Ambiente e Esportes, Lazer e Turismo, além da diretora e vice-diretora da escola do Comerciários, Valéria Cristina Rossi e Emidia Marcia Lúcio.

As atividades desenvolvidas na disciplina de Educação Física, pelos professores José Gustavo Celestino de Campos (Buzuca) e Glauber Dallanezi, fazem parte do projeto “Explorando Botucatu”. O objetivo dele é interagir os alunos com o Patrimônio Histórico e Cultural de Botucatu.

“A intenção é proporcionar uma integração com os pontos históricos e o cotidiano dos alunos”, explica a coordenadora pedagógica e curadora do projeto, Cintia Fernanda Pilan Ebúrneo. “Programamos uma caminhada de dois quilômetros com os alunos até a rampa com o objetivo de explorar os esportes da aventura realizados em Botucatu”, acrescentou o professor Buzuca.  “Esta atividade não abordou somente a parte de Educação Física, mas também outras disciplinas como História, Geografia e Meio Ambiente, por tratar-se de um projeto  interdisciplinar”, complementa o educador Dallanezi.

Para a estudante Natalie Rocha, a atividade desenvolvida pelo projeto acrescentou no seu conhecimento já que foi a primeira vez que foi ao local.“Esta foi uma oportunidade de conhecer esta região e também curiosidades sobre a Geografia e a História desta região. Este é um projeto muito interessante porque aborda várias disciplinas”, comenta. Os roteiros do projeto são determinados pelos professores de acordo com o plano e ano de cada turma. A avaliação deste trabalho será realizada de forma gradativa com uma Feira Cultural no dia 19 de setembro de 2015.