Alunos de Botucatu arrecadam mais de 13 mil litros de óleo de cozinha

Ecologia
Alunos de Botucatu arrecadam mais de 13 mil litros de óleo de cozinha 17 setembro 2016

premiacao-do-projeto-bolhas-do-bem-foto-silvia-culiche-customNesta terça-feira (13), na Sala de Teleconferência da Secretaria Municipal de Educação, foi promovida a premiação dos alunos e gestores da Rede Municipal de Ensino que participaram do projeto ambiental e educacional “Bolhas do Bem”.

A iniciativa busca conscientizar sobre a coleta e a reutilização do óleo usado na cozinha, que se descartado de maneira incorreta pode provocar danos ao meio ambiente.

As três escolas que mais pontuaram na média entre arrecadação de óleo e tarefas das olimpíadas ganharam troféus, enquanto os alunos foram contemplados com jogos infantis, livros, tablets e bicicletas.

Este ano o projeto contou com a participação de 49 escolas e cerca de 5 mil alunos se envolveram com a defesa ambiental. Juntos, eles conseguiram coletar 13.782 litros de óleo de cozinha. Para se ter uma ideia, 1 litro de óleo de cozinha usado pode poluir cerca de 1 milhão de litros de água.

De acordo  com uma das idealizadoras do “Bolhas do Bem”, Kelli Pierini, o projeto tem o compromisso de trabalhar o tema junto a uma nova geração de crianças para que elas também possam provocar, juntos aos pais, hábitos mais positivos em prol do meio ambiente. “Todo óleo coletado nas escolas é transformado em sabão e depois distribuído pelos professores aos alunos”, explica.

Para a secretaria de Educação, Edileine Fernandes Henrique, o “Bolhas do Bem” tem a função de mudar comportamentos a favor de um meio ambiente de melhor qualidade. “O meio ambiente é uma matéria pertinente a todas as escolas e o projeto vem trazer essa conscientização a todos os alunos sobre a importância de levar os conceitos corretos e como construir um mundo melhor através da preservação do meio em que vivem”, frisou.

Sobre o projeto

O projeto “Bolhas do Bem” é uma iniciativa de conscientização ambiental através da reutilização do óleo de cozinha. As ações do projeto incluem, além da troca de experiências e conhecimento em busca da sustentabilidade, realizar palestras e oficinas de como fazer sabão,  nas escolas publicas de ensino infantil e fundamental do município de Botucatu.

Os idealizadores do projeto, para incentivar e engajar a participação dos pais e alunos, promoveram ainda uma olimpíada denominada Olimpíada Bolhas do Bem, com provas entre as escolas sobre temas de sustentabilidade e arrecadação de óleo usado. Esta olimpíada rendeu cerca de dois mil prêmios para os alunos.

Educação Infantil

Escolas:

1º lugar: CEI Rafaela Cristina Francisco Benato

2º lugar: CEI Horeste Spadotto

3º lugar: CEI Maria de Lourdes Torres Sardenberg

Alunos:

1º lugar: Nicolas Leonardo Brunellis (CEI Nair Fernandes Leite Vaz)

2º lugar: Bruna Morone de Matos (CEI Ida Rosa Pilan Dell’Omo)

3º lugar: Anna Beatriz Gonçalves Lima (CEI Ruach)

 

Ensino Fundamental

Escolas:

1º lugar: EMEF Antenor Serra

2º lugar: EMEF Prof. José Antonio Sartori

3º lugar: EMEF Angelino de Oliveira

Alunos:

1º lugar: Thiago Henrique Silva (EMEF Nair amaral)

2º lugar: Guilherme Arruda Oliveira (EMEF Prof. José antonio Sartori)

3º lugar: Julia Fernanda de Oliveira (EMEF Rafael de Moura Campos)

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Supermusculos quarta
Oferecimento