Zé Crispim conta sua história em crônicas e poesias

O unespiano José Crispim reuniu ao longo de anos, tudo o que acontecia em sua vida e que eram rascunhados em um caderno. Com isso planejava lançar seu livro. No duro caminho de ver publicado, foram vários os desafios e obstáculos, vários pedidos de espera que não se concretizaram, outros que engavetaram e não publicaram sua obra, embora em conversa prometido de que iria. Mesmo assim não desanimou, lutou, persistiu e realizou seu grande sonho que se concretizou neste ano, que foi a edição do seu livro “A Vida de Zé Crispim”.

Mais que uma biografia, no livro reuniu seus escritos desde os idos anos de 1958, extraídos de um registro “diário”, onde anotou todos os acontecimentos importantes que marcaram o desenrolar dos seus dias, foram inspirações que vinham da alma de um homem simples; sua trajetória de vida profissional, familiar e amorosa, através desta singela e artística biografia.

Nota-se, ainda, que a origem humilde e talvez o pouco estudo, não intimidaram sua aptidão de poeta. Com grandiosidade, o vocabulário peculiar do interiorano está presente em seus vários poemas. Neles retratam desde a saída de sua terra natal, Taquarituba até sua passagem pela capital do Estado de São Paulo, no ofício de pintor, onde se orgulha de rememorar nomes, inclusive das ruas e logradouros pelos quais passou na insistente caminhada diária em busca de seu ganha-pão.

Dali o aprimoramento como pintor de casas a restaurador de igreja requisitado e considerado encarregado e funcionário dedicado da Famesp – Fundação para o desenvolvimento Médico e Hospitalar de Botucatu, campus da Unesp, onde foi (e ainda é) querido por todos os colegas.

Mas na sua vida – como poderão perceber – não aconteceram somente flores. Na escrita, o seu Zé Crispim encontrou uma válvula de escape retratando, em forma de verso, a triste dor da partida de sua cara metade: a sua alma gêmea, esposa e mãe de seus filhos, com quem viveu por longos anos.

Ao final deste livro ainda estão impressos o reconhecimento público pelo excelente desempenho de seu labor e dedicado profissional de pintura, um exemplo a ser seguido como persistência de seus sonhos e objetivos, um botucatuense de coração que constituiu família nessa Cidade e aqui escolheu para viver. O livro pode ser adquirido direto com o autor pelo telefone: 99775-2357.