Virada Cultural terá palcos alternativos em Botucatu

Botucatu recebe neste fim de semana (14 e 15 de maio) a 10ª edição da Virada Cultural Paulista, promovida pelo Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura. Além do Centro Histórico (palco externo) e do Teatro Municipal “Camillo Fernandez Dinucci” (palco interno) a Virada ainda traz diversas atrações em palcos alternativos espalhados pelos quatro cantos da Cidade.

Palco Rock – No Parque Municipal Joaquim Amando de Barros, no Jardim Paraíso será realizado o “Metalstock”, palco rock da Virada, com bandas de Botucatu e região. No sábado, o som começa a rolar no local a partir das 16 horas com apresentações das bandas Ivy; La Burca; Effect Le Fills; The Dudes; Andants; Angelina Spitifire e André “Spock” Oliveira & Irmãos Pasti. Já no domingo, as apresentações acontecem a partir das 14 horas com as bandas Dublin; Tormentors; Rotten Pieces; Lilith Campos (Metal Belly Dance); D.I.E e Endrah.

Tenda da Diversidade – No sábado, às 23h59, na Praça Comendador Emílio Peduti (Praça do Bosque), no Centro, acontece a Tenda da Diversidade. No local será realizada uma festa  com show das drags Trinity Laupper e Violetty.  Já no domingo, a programação da Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias (ACGE), da Secretaria de Estado da Cultura, traz o show de Léo Áquilla, no palco principal da Virada, no Centro Histórico, às 14horas. Após o show, também acontecerá o aquecimento para a Marcha Contra a Homofobia, a partir das 15 horas, com distribuição gratuitas de camisetas para os participantes.

Projeto Yume – A Casa da Juventude [Rua Benjamin Constant, 161, Vila Jaú], localizada na antiga estação ferroviária, recebe no sábado, das 16 às 20 horas, o projeto Yume na Virada. O evento traz exibição de animes; batalha campal; comidas típicas de eventos japoneses; área de games e jogos de tabuleiro.

Virando as Letras – No sábado, das 18 às 20 horas, no espaço “Quinta Palavra” [Rua Dr. Costa Leite, 232 – Centro], das 18 às 20 horas serão realizadas atividade de literatura.

Villa Blues Solidário – Ainda no sábado à noite, a partir das 21 horas, o Villa Blues [Rua Major Mateus, 253 – 1º andar, Vila dos Lavradores] estará com a casa aberta ao público e às 22 horas será o show de Lenzy Brothers. A entrada é um quilo de alimento não perecível.

Arte de Rua – No domingo, das 14 às 19 horas, a Praça Comendador Emílio Peduti (Praça do Bosque) volta a ser será palco das atividades da Virada Cultural Paulista, desta vez direcionada à comunidade hip hop. O evento contará com diversas atrações como apresentações musicais; roda de capoeira; mágica e malabares; espaço breaking; danças urbanas; oficinas de basquete de rua e turbante, entre outras atividades.

Virada no Vórtice –  No domingo o Vórtice – Espaço Artístico [Rua Monsenhor Ferrari, 103 – Centro] traz das 13 às 20 horas atividades artes visuais com a exposição de Bonecos do Acervo da Giralua Companhia de Artes; Mini Teatro; leitura encenada para juventude e exibição do filme "As aventuras do Barão de Munchausen”.

Joga Cuesta – Também no domingo, a partir das 13 horas, o Cine Teatro Nelli  (Praça XV de Novembro, 44, Centro) recebe o Joga Cuesta na Virada. O evento é destinado para as pessoas interessadas em conhecer jogos de tabuleiro, aprender a jogar e explorar um novo universo de diversão.

Galeria do Fórum das Artes – Durante os dois dias da Virada em Botucatu, a Galeria Fórum das Artes, ao lado da futura Pinacoteca,  traz a exposição “Conceito Coletivo”, com a produção de 18 artistas botucatuenses em trabalhos de desenho, gravura, pintura, assemblage, fotografia, cerâmica  e instalação. No sábado ela funcionará para visitação das 17 às 21 horas e no domingo, 11 às 17 horas.

Serviço

A programação completa da Virada Cultural Paulista está disponível no site oficial do evento: www.viradaculturalpaulista.sp.gov.br.

(Ass. de Imprensa da Prefeitura)