Virada Cultural Paulista em Botucatu foi sucesso de público

Definitivamente, a Virada Cultural Paulista que aconteceu neste final de semana em Botucatu foi coroada de êxito, seja no número de público, seja na qualidade e diversidade dos eventos. A cidade transformou-se na capital estadual da cultura com muita música, dança, teatro, exposições, intervenções, artes visuais, espetáculos circenses, feiras, entre outros atrativos. Outro ponto positivo foi a segurança do evento feita pela Polícia Militar (PM) e Guarda Civil Municipal (GCM).

As atrações foram divididas entre o Teatro Municipal “Camillo Fernandez Dinucci”; palco montado em frente ? Prefeitura Municipal , na Praça Professor Pedro Torres; Espaço Cultural “Dr. Gabriel Marão”; Fazenda Lageado e Museu de Arte Contemporânea (MAC) Itajahy Martins.

Nos dois dias de Virada passaram por Botucatu: Moacir Bedê, DJ Benjamin Ferreira, Grupo Soundtrackers, Os Pamonheiros, Grupo Numismata, Grupo Cachorro Grande, Banda Autoramas, Cia Bendita Trupe, Núcleo Osmtrab, Medicina do Riso, Jaz Sinfônica de São Paulo, Ana Canãs, Ben Ludmer, Luiz Ayrão e Zeca Baleiro, que encerrou a Virada Cultural 2011, na tarde de domingo.

Além de artistas conhecidos, nacionalmente, a Virada Cultural permitiu que artistas botucatuenses mostrassem seu potencial fazendo parte da gama de eventos se apresentando em diferentes locais da cidade, onde foram montados os palcos, como a Orquestra Sinfônica Municipal, o Núcleo Maya-Lila, Grupo Notívagos Burlescos, Alê Moreira, Os Esquilos Vesgos, duplas sertanejas, bandas diversas e as companhias de teatro Chafariz e Atrupelados.

Para o Secretário Municipal de Cultura, Osni Ribeiro, a Virada em Botucatu teve uma repercussão muito positiva e o público compareceu em massa. Destacou, em especial, a importância da participação de artistas botucatuenses. “Foi uma grande oportunidade da população que não conhecia esses artistas (de Botucatu) ver como e o quê eles produzem. Se apresentar no mesmo espaço de artistas de renome nacional pode trazer grandes possibilidades futuras a estes artistas locais”, previu.

Até os eventos realizados durante a madrugada tiveram um público muito grande, como a Banda Cachorro Grande e o DJ Benjamin Ferreira no palco em frente a Prefeitura, assim como a apresentação da Banda Soundtrackers e o Stand Up, com o mágico Bem Ludmer no Teatro Municipal.

“A presença do público ultrapassou nossas expectativas e tivemos casa cheia durante os dois dias. Mas a apresentação do Soundtrackers, no início da madrugada foi marcante. Mais de 50 pessoas tiveram que assistir ao show, em pé, no corredor. O show foi insuperável”, comemorou o diretor do teatro, Tico Villela. “Em seguida se apresentou o mágico (Ben Ludmer) e mais uma vez o teatro superlotou”, acrescentou.

O músico Alê Moreira classificou o fato de fazer parte de um evento como este pela primeira vez como uma experiência encantadora. “Eu e a banda Os Esquilos Vesgos não tocamos somente para o público de Botucatu, mas também para o de outras cidades do Estado. Estamos acostumados a tocar em barzinhos e boates. Se apresentar na praça foi pra nós um grande diferencial”, declara.

Robert Coelho, do Grupo Notívagos Burlescos, ressaltou que foi uma honra participar de um evento como este em Botucatu. “Finalmente a Cidade sedia um evento dessa proporção com tantas atrações de diversos setores. Nosso grupo realizou duas intervenções na frente do palco principal na Praça Pedro Torres, uma o ‘Teatro em pílulas’, baseado em micro cenas para micro platéias e a outra chamada ‘À la cart’, montando um mini restaurante no meio do público”, explica.

Além de Botucatu, a Virada Cultural Paulista 2011 também foi realizada nas cidades de Araçatuba, Araraquara, Assis, Caraguatatuba, Franca, Indaiatuba, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi-Guaçu, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santa Bárbara D’oeste, Santos, Santo André, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba.

Fotos: Valéria Cuter / David Devidé

{bimg:22767:alt=interna1:bimg}
{bimg:22768:alt=interna1:bimg}