Virada Cultural: palco principal terá shows de Maria Gadú, Rashid e Os Mutantes

Botucatu recebe neste fim de semana (14 e 15), pelo sexto ano consecutivo, mais uma edição da Virada Cultural Paulista. O principal palco da Virada, localizado no Centro Histórico de Botucatu traz nos dois dias diversas atrações.

Sábado (14) – No sábado, às 19h30, os botucatuenses da Cool Grass Blue Gang abrem a programação do palco externo. Com influências da música raiz norte americana e o swing brasileiro, a banda traz num show divertido e multicultural um repertório cheio de grandes clássicos do country e do folk, além de versões mais “cool” de músicas mundialmente conhecidas. Ela é formada pelos amigos e músicos Dael Vasques, Ricardo Romero e Haroldo Machado.

A partir das 21 horas, sobe ao palco o rapper Rashid que traz o show de lançamento de seu primeiro álbum, “A Coragem da Luz”, lançado em março. Acompanhado pelo DJ Mr Brown, Renato Taimes (guitarra), Jhow Produz (bateria), Weslei Rodrigo (baixo) e Godô (backing vocal), o rapper mostra um repertório composto de sonoridades diversas e outros gêneros além do rap. O show contará ainda com grandes sucessos do músico, como “Patrão”, “Gratidão” e “Virando a Mesa”.

Às 22 horas, será vez do Vanguart, que há mais de uma década na estrada é uma das bandas mais importantes da nova geração da música brasileira. Com três álbuns de estúdio e um DVD ao vivo, o grupo cuiabano reuniu seus maiores sucessos em um novo trabalho, “Muito Mais que o Amor – Ao Vivo”. No repertório estão canções recentes e sucessos como “Cachaça”, “Para abrir os Olhos” e “Semáforo”.

Para fechar a noite de sábado da Virada, a partir das 23h59 sobe ao palco a cantora Maria Gadú que apresentará a turnê “Guelã”, nome de seu último disco, lançado em 2015. O álbum foi produzido pela própria cantora com coprodução de Federico Puppi, que também participou da gravação tocando violoncelo e baixo. É seu terceiro disco de estúdio, que teve como single escolhido a canção “Obloco”, uma parceria com Maycon Ananias.

Domingo (15) – No domingo as atividades do palco externo têm início a partir das 14 horas com o show da Léo Áquilla, que faz parte da programação da Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias (ACGE), da Secretaria de Estado da Cultura. Logo após a apresentação às 15 horas no local será o aquecimento para Marcha contra a Homofobia.

A partir das 15h30, Daniel Peixoto e banda apresentam a turnê “MASSA!”, um show dividido em três atos, com a estrutura de um espetáculo teatral. São 15 músicas inéditas que passeiam por gêneros como o folclore afro, samba, reggae e ritmos latinos. Com letras autobiográficas que falam da liberdade de dentro para fora da cultura de gueto, Peixoto expõe seu lado pessoal e musical com mais maturidade.

Às 17 horas é a vez da cantora Karina Buhr se apresentar no palco principal da Virada. Ela iniciou na música em 1992, em Pernambuco.  Em 2010 lançou “Eu Menti pra Você”, seu primeiro disco solo, e ganhou o prêmio de artista do ano pela APCA – Associação Paulista dos Críticos de Arte. Em 2011 lançou “Longe de Onde”, também autoral, e foi escolhida entre os três melhores shows do ano pelo jornal O Globo. Atualmente divulga seu terceiro disco, “Selvática”, de 2015, que mistura reggae, ciranda e percussão.

A partir das 18h30 sobe ao palcoo grupo “SEIS”, formado pelos compositores Dael, Fernando Vasques, João Paixão, Neto Breda, Pedro Barroca e Piteco. Arranjos especialmente concebidos a partir da confluência de suas poéticas e embalados de forma singela por suas vozes e instrumentos – viola caipira, cavaco, violão, banjo, guitarra e baixo. Depois da estreia no aniversário da cidade de Botucatu, os “SEIS” se apresentam no palco da Virada Cultural de Botucatu.

Já partir das 20 horas “Os Mutantes” encerram a programação Virada Cultural Paulista em Botucatu. A banda de rock psicodélico foi formada no ano de 1966, em São Paulo, por Sérgio Dias, Arnaldo Baptista e Rita Lee. O grupo tem um grande legado, além de imensurável importância para a música brasileira. A formação atual tem Sérgio Dias (voz, guitarra e violão), Esméria Bulgari (voz), Henrique Peters (vocais e teclados), Vinicius Junqueira (baixo) e Cláudio Tchernev (bateria).

 

Programação – 14 e 15 de Maio

Trilha entre os shows – Dj Rodrigo Bento

 

PALCO EXTERNO

Largo da Catedral – Praça Pedro Torres

14/5 | 19:30 Cool Grass Blue Gang

14/5 | 21:00 Rashid

14/5 | 22:30 Vanguart

14/5 | 23:59 Maria Gadú

15/5 | 14:00 Show da Léo Áquilla

15/5 | 15:30 Daniel Peixoto

15/5 | 17:00 Karina Buhr

15/5 | 18:30 Projeto SEIS

15/5 | 20:00 Os Mutantes

 

Serviço

A programação completa da Virada Cultural Paulista está disponível no site oficial do evento: www.viradaculturalpaulista.sp.gov.br.

(Ass. de Imprensa da Prefeitura)