Virada Cultural acontece dias 24 e 25 de maio

Falta pouco para o início da oitava edição da Virada Cultural Paulista, realizada pelo Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Prefeitura, SESC-SP e MIS. Botucatu, pelo quarto ano consecutivo, se torna palco desta grande festa popular, que reúne atrações para todos os públicos.

Entre elas estão Titãs, Tiê, Gang do Eletro, Geraldo Azevedo, Encontro das Velhas Guardas, e a banda alemã Tusq. Além disso também haverá atrações de dança, teatro, circo e stand up. O evento acontece em Botucatu nos dias 24 e 25 de maio com várias atrações pela Cidade, tudo gratuito.

Neste ano a Virada Cultural acontece em 28 municípios e, pela primeira vez, em dois fins de semana: metade das cidades em 24 e 25 de maio; e outra metade em 31 de maio e 1º de junho. Com isso, a população pode aproveitar muito mais e curtir essa festa em até mais do que uma cidade.

Teatro e stand up

No Teatro Municipal Camilo Fernandes Dinucci [palco interno] o público poderá conferir diversas manifestações artísticas. No sábado (dia 24), às 18horas, a abertura das apresentações começará com a peça de teatro O Natal de Harry, da Cia Marat Descartes.

Em seguida é a vez da apresentação de dança do grupo Projeto Mov_oLA com a coreografia OroborO. Fechando as apresentações do dia, às 23horas, o público poderá rir muito com o stand up da Nany People.

No domingo (25), ainda no Teatro Municipal, às 11horas, terá a representação da peça infantil Os Três Porquinhos, da Cia. Le Plat du Jour. Logo depois vem a magia do circo com a Cia. Circo de Bonecos e fechando o dia de apresentações no palco interno da Virada Cultural tem a performance do Grupo de Moda da Terceira Idade – Roda da Fortuna.

Som de Botucatu

Os artistas regionais também marcam presença no festival. Em Botucatu os escolhidos foram o Bando Musical Notivagos Burlescos, que se apresentará no dia 24, às 19horas, no palco externo (Centro Histórico – em frente ao EECA).

O grupo, criado inicialmente para a produção de trilhas sonoras do Ponto de Cultura Espaço dos Notívagos, migrou dos teatros aos bares, eventos e festivais da região de Botucatu, apresentando músicas de seus integrantes e amigos. No repertório tem muito rock, blues, funk e soul inspirados em Jack Kerouac, Super Mario, Henry Miller, Bertolt Brecht, Lewis Carol e outros.

Banda alemã

Também no dia 24, às 22h30, sobe ao palco umas das atrações principais de Botucatu: Tusq. Formada em 2009, a banda alemã é composta por músicos de Berlim e Hamburgo, com integrantes veteranos da cena musical do país. O conjunto canta em inglês e tem como sua principal influência o indie rock; com canções cheias de melodias, psicodelias e refrões pop.

Titãs

As atrações nacionais também prometem animar o púbico com nomes populares e outros já consagrados. É o caso dos Titãs.  Depois de rodarem o Brasil com o show que marcou os 30 anos de carreira da banda paulistana, os Titãs apresentam seu repertório em Botucatu.

No palco, Branco Mello (voz e baixo), Paulo Miklos (voz e guitarra), Sérgio Britto (voz, teclado e baixo), Tony Bellotto (guitarra) e o músico convidado Mario Fabre (bateria) prometem uma apresentação de tirar o fôlego, lembrando seus maiores sucessos, como “Go Back”, “Polícia”, “Lugar Nenhum”, “Flores”, “O Pulso”, entre outras.

Gang do Eletro

Ainda no sábado, os paraenses da Gang do Eletro também se juntam à festa em Botucatu. O grupo de tecnobrega lançou seu primeiro CD no ano passado e dividiu com Caetano Veloso o troféu de Melhor Show do Prêmio Multishow.

Entre as músicas que vão embalar o público estão “Velocidade do eletro” e “Só no charminho”, além das duas faixas que a banda emplacou nas novelas “Além do Horizonte”, da TV Globo, “Dançando no salão” e em “Chiquititas”, do SBT, “Piripaque”.

Tiê

No domingo (25) é a vez da cantora e compositora Tiê subir ao palco da Cidade. Com dois discos lançados, "Sweet Jardim" (2009) e "A Coruja e o Coração" (2011), ela já se apresentou em festivais como Rock in Rio (RJ e Lisboa), SxSW (Texas, EUA), Planeta Terra (SP) e Coquetel Molotov (Recife), e segue fazendo shows pelo país enquanto produz seu terceiro álbum, com previsão de lançamento para o segundo semestre de 2014.

Encontro das Velhas Guardas

A Virada Cultural também traz o bom e velho samba, com o Encontro das Velhas Guardas. O grupo é composto por sambistas mais antigos de São Paulo, alguns até fundadores de escolas, que durante o Carnaval desfilam em posições de honra.  Com muito samba no pé, eles se apresentam no domingo à tarde.

Geraldo Azevedo

Também no domingo, o show de encerramento da Virada em Botucatu será feito por Geraldo Azevedo. Acompanhando de seu virtuoso violão, ele passeia por quatro décadas de composições, apresentando desde sucessos do início de sua carreira como “Táxi Lunar”, “Bicho de Sete Cabeças” e “Caravana”, até canções do seu último álbum “Assunção de Maria e Geraldo Azevedo”, incluindo também algumas inéditas que serão inseridas em seu próximo trabalho, ainda em produção. “Geraldo Azevedo – Voz & Violão” é um daqueles shows intimistas que emocionam e fazem cantar junto, da primeira à última música.

Fique por dentro

Para saber mais sobre a Virada Cultural Paulista basta acessar o site oficial do evento, no endereço www.viradaculturalpaulista.sp.gov.br. Também é possível obter informações e mudanças na programação através das redes sociais oficiais: Virada Cultural SP no Facebook e @viradasp no Twitter.

 

Programação

 

Teatro Municipal – Praça do Paratodos

 

Sábado – 24 de maio

 

18 horas – Marat Descartes – O Natal de Harry (Teatro)

21h30 – Projeto Mov_oLA – OroborO (Dança)

23 horas – Nany People – TsuNANY (Stand Up)

 

Domingo – 25 de maio

 

11 horas – Cia. Le Plat du Jour – Os Três Porquinhos (Teatro Infantil)

14 horas – Cia. Circo de Bonecos – Circo de Coisas (Circo)

16 horas – Grupo de Moda da Terceira Idade Roda da Fortuna – O Fantástico Imaginário em Arthur Bispo do Rosário (Performance)

Área externa em frente ao teatro

 

Palco externo – Praça da Catedral

 

Sábado – 24 de maio

 

19 horas – DJ Rubens Ca (Música)

19 horas – Bando Musical Notívagos Burlescos (Música)

21 horas – Gang do Eletro (Música)

22h30 – Tusq – Hailuoto – Alemanha (Música)

00h – Titãs (Música)

 

Domingo – 25 de maio

 

13 horas – Concentração III Marcha Contra a Homofobia

14 horas – Léo Áquila (Performance)

15 horas – DJ Rubens Ca [Música]

15h30 – Encontro das Velhas Guardas (Música)

17h00 – Tiê (Música)

18h30 – Geraldo Azevedo – Voz & Violão (Música)