Violinista mostra a arte musical de Guerra-Peixe

Nesta sexta-feira (15), será realizado no auditório do Centro Cultural de Botucatu, ao lado do antigo cinema Neli, um show com o violonista Edson Travaina Júnior e músicas do compositor César Guerra-Peixe. O evento é patrocinado pelo Programa de Ação Cultural (Proac), da Secretaria de Estado da Cultura e terá entrada franca.

O projeto visa resgatar e difundir a obra de César Guerra Peixe ao grande público promovendo a cultura nas cidades do interior paulista onde há pouca oferta de recitais e concertos desse tipo. Contribuir para a difusão da música de concerto brasileira, utilizando-se do violão como instrumento solista apresentando suas possibilidades técnicas e riqueza de timbres.

Suas obras para violão, consiste na realização de  recitais de violão solo, em diferentes cidades do interior do Estado de São Paulo, executando obras de César Guerra-Peixe com o intuito de homenagear o compositor no ano em que se completa seu centenário. O repertório será constituído exclusivamente por peças do compositor escritas para violão solo, buscando assim difundir sua linguagem e obra para o instrumento.

Conhecido por uma obra erudita com forte apelo popular, Guerra-Peixe também fez arranjos de canções populares de músicos como Chico Buarque, Baden Powell, Luiz Gonzaga e Tom Jobim, além de trilhas para cinema.

Edson Travaina Júnior é violonista formado pela Escola Superior de Música da Faculdade Cantareira em São Paulo, sob orientação do professor Henrique Pinto. Participou de diversos festivais e seminários com aulas ministradas por violonistas e compositores de renome internacional como Fábio Zanon, Paul Galbraith, Leo Brouwer, Manuel Barrueco, Eduardo Isaac, Keith Swanwick e Osvaldo Lacerda.

Tem se apresentado em diversas cidades do interior paulista em concertos solo, em duo e com camerata de cordas. Atua também como professor de violão na Escola de Música de Piracicaba “Maestro Ernst Mahle”, em oficinas musicais realizadas na cidade de São Pedro e, desde 2009, como Educador Musical do Projeto Guri nas cidades de Iracemápolis e Santa Bárbara d’Oeste.