Via Sacra será encenada em Botucatu neste sábado

Botucatu vai receber neste sábado, dia 19, a encenação da Via Sacra. O evento tem início previsto para às 20 horas, no Largo da Catedral. Este será o segundo ano consecutivo do espetáculo na cidade. A Via Sacra é encenada pelo tradicional Grupo de Teatro Bom Jesus, de Ibitinga, que completa 35 anos com o espetáculo. A representação envolve direta e indiretamente cerca de 300 pessoas, entre artistas e organizadores. 

O ator Robinson Pinheiro, que há três décadas interpreta Jesus Cristo, conta a emoção que teve em Botucatu em 2015. “É uma emoção muito grande. Esse é um dos únicos espetáculos onde estamos do meio da plateia. Me lembro do ano passado quando terminei a apresentação, as pessoas queriam me tocar, conversar e estavam emocionadas. Foi um dos momentos mais marcantes da minha vida”, conta o ator.

O padre Emerson Anizi conta que muitos fieis o questionaram sobre a volta da encenação para Botucatu. “Foi uma emoção muito grande no ano passado, por isso muitas pessoas me questionavam todos os dias sobre a volta do espetáculo. Graças a parceria com a prefeitura pudemos trazer de volta Grupo de Teatro Bom Jesus. O espetáculo reproduz fielmente a história contada pela Bíblia, o que só aumenta a emoção”, conta o Cônego Anizi, pároco responsável pela Catedral.

O evento faz parte do Calendário Turístico do Estado de São Paulo, do Calendário de Eventos Culturais do Ministério da Cultura, figurando como um dos principais espetáculos do gênero em todo país. “É um espetáculo que vem sem custo para o munícipio, pois não há cachê cobrado pelo Grupo. A prefeitura dá a estrutura, a Catedral nos dá todo o suporte, e a Casa das Meninas oferece as acomodações. É uma união de esforços para este espetáculo”, explica Carlos Pessoa, Secretário Municipal de Comunicação. 

 

O espetáculo

A encenação tem início com a prisão e julgamento de Jesus Cristo por Pôncio Pilatos. Julgado e condenado, Jesus recebe uma pesada cruz e inicia a caminhada até o calvário, encontrando-se pelo caminho com Maria, sua mãe.

É ajudado por Simão Sirineu, consolado pelas mulheres de Jerusalém, até que finalmente chega ao Calvário, onde ocorrem as cenas da crucificação. Após a morte na cruz, Jesus é sepultado e em seguida ressuscita, cena acompanhada de efeitos especiais e um grandioso espetáculo pirotécnico.

 

Foto:Malu Ornelas