VAS conscientiza alunos sobre guarda de animais

Sensibilizar e estimular o interesse pela guarda responsável de animais de estimação (cães e gatos). Ao mesmo tempo, promover uma reflexão e conscientização dos alunos quanto à promoção do bem estar do animal. Este é o foco de um trabalho realizado pela Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) de Botucatu com os estudantes dos quartos anos das 18 escolas de Ensino Fundamental de Botucatu.

Durante o mês de julho e agosto de 2014, uma equipe da Vigilância Ambiental, formada pelos agentes de saúde Beatriz Zaniloto e Antenor Guaré, coordenados pela médica Dra. Áurea Gabrieli, com a colaboração de Patrícia Bianca, visitarão as unidades de ensino. Os alunos, através de um jogo de tabuleiro didático desenvolvido pela Secretaria de Saúde, aprendem de forma lúdica, simples e divertida, como proceder na guarda responsável de animais domésticos. 

De acordo com a doutora Aurea Gabrieli, os alunos funcionarão como agentes multiplicadores. Eles recebem informações sobre como proceder para oferecer melhores cuidados e qualidade de vida aos animais domésticos. “A importância da vacinação, higiene do animal e do local onde ele vive, e como evitar os maus tratos são alguns dos temas abordados”, coloca.  “Após esta aula, os alunos participam de um jogo de perguntas e respostas, onde todos ganham com os novos conhecimentos adquiridos”, completou.

Este trabalho também faz parte de preparação para a campanha antirrábica que deverá ser realizada no Município neste segundo semestre. A meta é vacinar 22,1 mil cães e 3 mil gatos.