Universitários do IB promovem ação no “Calouro Cidadão”

Os alunos que ingressaram este ano no curso de Ciências Biológicas (períodos integral e noturno) do Instituto de Biociências (IB) da Unesp, câmpus de Botucatu, realizaram entrega de produtos que arrecadaram por meio da ação “Calouro Cidadão”, coordenada pela Comissão de Recepção aos Primeiranistas da instituição.

O projeto “Preservando o Futuro” – sede Rubião Júnior foi contemplado com as doações. O trabalho social escolhido tem como finalidade proporcionar atividades recreativas, educativas e de reforço escolar a crianças e adolescentes de 6 a 15 anos.  No período de 25 de maio a 11 de junho, os graduandos do IB conseguiram doações de 268 litros de leite, brinquedos, material escolar e notas fiscais sem CPF.

Segundo a professora Flávia Delella, uma das integrantes da Comissão de Recepção, após a entrega dos materiais, os alunos participantes  mencionaram a vontade e a intenção de voltar ao local do projeto para desenvolver outras atividades.

“Apesar de ser a primeira iniciativa de uma mobilização com os primeiros anos realizando um desafio de cidadania, a percepção da comissão de recepção é a de que os objetivos foram alcançados já nessa primeira etapa. Conseguimos sensibilizar os alunos para uma realidade diferente e que acontece tão perto do câmpus”, comentou Flávia.

Os calouros destacaram a receptividade e alegria das crianças e adolescentes no dia da visita em que realizaram à instituição. Eles também agradeceram as pessoas que colaboraram por meio das doações dos produtos. Compareceram à sede do projeto como representantes do curso de Ciências Biológicas, os acadêmicos Bárbara Alexandre, Larissa Baldo, Pedro Vendramini, Rafaela Kimura, Renan Viadanna, Suellen Cristina e Thiago Cobra.

A próxima turma a participar do desafio “Calouro Cidadão” são os alunos do 1° ano do curso de Ciências Biomédicas. Os estudantes deverão arrecadar mochilas (mesmo que usadas e em bom estado), produtos de higiene bucal, xampu e leite. As doações podem ser feitas até o dia 2 de julho, na Seção Técnica de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (STAEPE) do IB e no saguão da Biblioteca do câmpus de Rubião Júnior da Unesp.

No segundo semestre, será a vez dos graduandos em Nutrição, que ficarão responsáveis por conseguir, no período de 10 a 20 de agosto, materiais de limpeza, achocolatado e leite. Também participarão os primeiranistas do curso de Física Médica, que deverão arrecadar, de 31 de agosto a 17 de setembro, materiais de limpeza (papel higiênico e desinfetantes), papel sulfite, lápis de cor, massa de modelar e leite.