Unit fecha 2014 com mais de 900 certificações

A Prefeitura de Botucatu promoveu a formatura de alunos que concluíram cursos de qualificação profissional pela Universidade do Trabalhador (Unit) ao longo deste ano de 2014. Foram distribuídos 905 certificados referentes a 30 cursos diferentes (64 turmas) oferecidos em parceria com instituições educacionais que integram o sistema “S” como o Senai , Senac e Sesi. E o melhor: tudo de graça para o aluno.

Além de cursos de alta demanda para a indústria da Cidade como de “Soldador MAG”, “Auxiliar de Montagem de Carrocerias de Ônibus” e “Chapeador de Peças Aeronáuticas”, foram ofertados cursos também para o segmento de comércio e serviço como “Formação de Garçons e Garçonetes”, “Camareira” e “Inglês” voltado ao ramo de bares, restaurantes e hotéis.

“O turismo tem crescido em Botucatu e com isso também a necessidade de atender cada vez melhor aqueles que visitam a Cidade. Por isso trabalhar com o turismo não é mais um ‘bico’ de final de semana. É uma profissão contínua e que merece profissionais qualificados para que possamos receber bem as pessoas e deixar com elas uma boa imagem de Botucatu”, argumenta o secretário adjunto de Turismo, Fredi Pimentel.

Ivan Fontes, coordenador do Senai; Diogo Teixeira, gerente do Senac; e Eliseu Semião, presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sinhores) de Botucatu também estiveram presentes no evento de formatura da Unit e reafirmaram a importância das parcerias com o Poder Público em prol do mercado de trabalho. “Os qualificados saem na frente”, garante Semião.

Apenas em 2014 foram investidos pela Prefeitura mais de R$ 400 mil para a viabilização de cursos de qualificação profissional de forma gratuita. “Para o próximo ano abriremos novos cursos, inclusive para o setor rural. A Unit foi criada justamente para isso: estimular o conhecimento, um bem imensurável que gera novas oportunidades na vida profissional e pessoal”, enfatiza o secretário adjunto de Ciência e Tecnologia, Carlos Alberto Costa.

Em seu discurso durante a formatura, o prefeito de Botucatu, João Cury Neto, afirmou que o Poder Público tem a obrigação de ter um olhar especial para a questão do emprego, servindo de elo entre o trabalhador e o empregador, assumindo a responsabilidade de juntar as pontas que é a de saber ouvir a demanda das empresas, estabelecer parcerias e viabilizar qualificação gratuita a quem antes não teria condições de pagar cursos como estes, com certificado reconhecido em todo território nacional.

“Mas nada disso iria adiantar se essas pessoas que fizeram o curso não tivessem dado o primeiro passo, renunciando o tempo com a família e horas de lazer, para se dedicar aos estudos e  buscar algo melhor para a vida delas. Continuaremos a dormir e acordar pensando em emprego, pois é ele que emancipa o homem”, diz o prefeito.

Para 2015 a Prefeitura de Botucatu pretende otimizar ainda mais as atividades desenvolvidas pela Universidade do Trabalhador, que hoje está dividida em três polos. Mais informações sobre cursos de qualificação pela Prefeitura basta entrar em contato pelo telefone (14) 3811-1424, junto à Secretaria de Desenvolvimento (Rua General Telles, 1.116 – Centro).