Unit capacita194 pessoas para o mercado de trabalho

A Prefeitura de Botucatu, dentro do programa Todos pelo Emprego, promoveu esta semana, no salão social da Associação Atlética Botucatuense (AAB), a primeira formatura de 2014 de diversos cursos proporcionados pela Universidade do Trabalhador (Unit). Os cursos tiveram duração de três meses, de abril a junho deste ano.

O evento contou com a presença do prefeito de Botucatu, João Cury Neto; secretários municipais; representantes da classe empresarial; além de um bom número de formandos. Ao todo foram 16 turmas e 194 alunos contemplados em diversas áreas: informática, soldagem, montagem de carrocerias, elétrica automotiva e eletricista. A próxima formatura deverá acontecer no mês de setembro. Atualmente a Unit conta com 190 alunos em seus cursos.

No total, em 2014, estão confirmadas 1.470 vagas distribuídas em 20 cursos, sugeridos como demanda das empresas locais. Eles contam com cargas horárias que variam entre 16 a 240 horas e serão executados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), e Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat). Essa qualificação em massa atende ao setor de comércio/serviço, construção civil e indústria. A contrapartida de investimentos do Poder Público nestes cursos ultrapassará os R$ 130 mil.

Para o secretário adjunto de Ciência e Técnologia, Carlos Alberto Costa, é importante afinar as necessidades de futuros empregados e empregadores. “A Unit visa proporcionar formação técnica para seus alunos, assim atendendo as demandas do mercado de trabalho, que atualmente possuí vagas, mas precisa de profissionais capacitados”,  colocou Costa.  “Nosso principal compromisso é gerar empregos que nos liberta, emancipa e dignifica. Para todos que estão nessa empreitada o mais importante é qualificar novos profissionais”, complementou o prefeito João Cury.