Unit abre inscrições para cursos de qualificação profissional gratuitos

A UNIT (Universidade do Trabalhador) está abrindo inscrições para vários cursos de qualificação profissional voltados à preparação de mão de obra para os mais diversos segmentos do mercado de trabalho.

As inscrições serão recebidas no período de 17 a 23 de fevereiro, das 8 às 17 horas, na UNIT I, localizada na Praça Dom Luiz Maria de Santana, 219, no Centro (Casa das Meninas). Os interessados deverão apresentar cópia do RG, CPF e comprovante de residência. As vagas são limitadas e destinam-se exclusivamente à população de Botucatu.

As inscrições serão realizadas conforme ordem de chegada. Os cursos de Alinhador de Direção de Veículos Leves, Excel Básico (Turma II), Desenho Técnico Mecânico e Ferramentas da Qualidade darão preferência para pessoas de baixa renda encaminhadas pelos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social). As vagas não preenchidas serão disponibilizadas para os demais interessados.

Já os cursos de Excel Básico (Turma I), 5S, Auxiliar Administrativo e Kaizen atenderão, preferencialmente, pessoas com deficiência física. Estes cursos não contemplam pessoas com deficiência visual e auditiva. Da mesma maneira, as vagas não preenchidas serão oferecidas aos demais interessados.

Para a população em geral também serão ofertados cursos de Soldador MAG, Auxiliar de Montagem de Carrocerias de Ônibus, Soldagem de Manutenção, Chapeador de Peças Aeronáuticas e Operação de Empilhadeiras.

Para fazer o curso de 5S é exigida idade mínima de 16 anos e ter concluído o Ensino Fundamental. A carga horária é de 20 horas, com as aulas previstas para acontecerem de terça a sexta, das 8 às 11 horas, entre os dias 01 e 10 de março.

Os interessados no curso de Excel Básico também devem ter, no mínimo, 16 anos, Ensino Fundamental e conhecimentos de informática básica. Serão formadas duas turmas divididas nos períodos matutino (8 às 11 horas) e vespertino (13 às 16 horas), com as aulas acontecendo de terça a sexta, entre 01 e 23 de março.

Já o curso de Soldador MAG exige idade mínima de 18 anos e ter concluída a 6ª série ou 7º ano do Ensino Fundamental. As aulas estão programadas para o período de 01 de março a 16 de junho, de terça a quinta, das 8 às 12 horas.

Os interessados no curso de Alinhador de Direção de Veículos Leves devem ter, no mínimo, 16 anos e ter concluída a 6ª série ou 7º ano do Ensino Fundamental. Com total de 80 horas, as aulas estão programadas para acontecerem de terça a sexta-feira, das 19 às 22 horas, no período de 01 de março a 28 de abril.

Com carga horária de 90 horas, o curso de Auxiliar de Montagem de Carrocerias de Ônibus também será dividido em duas turmas. Uma delas terá aulas as terças e quartas, das 19 às 22 horas, entre 01 de março e 21 de junho. A outra turma terá aula aos sábados, das 8 às 17 horas, de 05 de março a 02 de julho. O interessado deve ter idade mínima de 18 anos e ter concluído o Ensino Fundamental.

O curso de Auxiliar Administrativo, com 60 horas, acontecerá 01 de março a 12 de maio. As aulas serão ministradas as terças e quintas, das 13 às 16 horas. O candidato deve comprovar idade mínima de 16 anos e conclusão da 4ª série ou 5º ano do Ensino Fundamental.

Para o curso de Desenho Técnico Mecânico é exigida idade mínima de 16 anos e Ensino Fundamental completo. As aulas acontecerão de 01 de março a 26 de abril, de terça à sexta-feira, das 13 às 16 horas.

O interessado no curso de Soldagem de Manutenção deve ter 18 anos completos e concluído a 4ª série ou 5º ano do Ensino Fundamental. As aulas estão programadas para o período de 01 de março a 21 de junho, às terças e quartas, das 13 às 17 horas.

Quem se interessar pelo curso de Chapeador de Peças Aeronáuticas deve ter 18 anos completos e Ensino Médio para efetivar sua inscrição. As aulas estão programadas para o período de 01 de março a 29 de junho, de terça a sexta-feira, das 13 às 17 horas.

Para o curso de Ferramentas de Qualidade, com carga horária de 36 horas, são exigidos idade mínima de 16 anos e a conclusão do Ensino Médio. As aulas acontecerão de 02 a 16 de março, de terça a sexta, das 13 às 17 horas.

Os candidatos às vagas para o curso de Operação de Empilhadeira devem comprovar idade mínima de 18 anos, ter concluído a 4ª série ou 5º ano do Ensino Fundamental e CNH categoria B, C, D ou E. As aulas estão programadas para o período de 16 de 28 de março, de segunda à sexta-feira, das 8 às 12 horas.

O curso de Kaizen exige idade mínima de 16 anos e que o candidato tenha concluído o Ensino Fundamental. As aulas acontecerão de terça à sexta, das 8 às 11 horas, no período de 15 a 24 de março.

Os cursos oferecidos pela UNIT estão sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social. É importante destacar que todos os cursos estão sujeitos a alterações na data e horário, sendo necessário atingir um número mínimo de inscrições para a formação de turmas.

Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (14) 3814-7346.

(Assessoria de imprensa da Prefeitura)