UNIT abre inscrições para curso de higiene na manipulação de alimentos

A Universidade do Trabalhador (UNIT) de Botucatu abre a partir de segunda-feira (18) as inscrições para mais um curso de qualificação profissional gratuita. Desta vez o curso oferecido é o de Higiene na Manipulação de Alimentos.

Serão 20 vagas disponíveis. Para metade delas será dada prioridade a pessoas encaminhadas pelo Banco de Alimentos de Botucatu, serviço vinculado à Secretaria de Assistência Social. As inscrições seguem até o próximo dia 27 de abril e são destinadas somente à população de Botucatu.

Para realizar a inscrição o interessado deve comparecer na UNIT I [Praça Dom Luíz Maria de Santana, 219 – Centro / Casa das Meninas], entre as 8 e 17 horas, e apresentar cópia dos seguintes documentos: RG, CPF e comprovante de residência. Todos os cursos estão sujeitos a alterações na data e horário, sendo necessário atingir um número mínimo para a formação de turmas.

Para participar, a pessoa deve ter: no mínimo 16 anos e Ensino Fundamental Incompleto. As aulas estão previstas para ocorrer de 2 de maio a 8 de junho, com grade curricular de 23 horas. As aulas acontecerão as segundas e quartas-feiras, das 8 horas às 10h30.

O curso é destinado a pessoas que atuam ou que pretendem atuar em qualquer estabelecimento do segmento de alimentação, tais como: cozinheiros, auxiliares de cozinha, copeiras; proprietários e gerentes de empresas de alimentos; técnicos de nutrição e de alimentos; entre outros.

Ele capacita os alunos para a aplicação de técnicas de higiene pessoal, higiene de equipamentos móveis e utensílios, controle integrado de pragas, qualidade da água e critérios de segurança no preparo de alimentos, desde o recebimento de matérias primas até a sua distribuição para consumo.

Trata-se de um curso em parceria entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação; Secretaria de Assistência Social; Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac); Departamento de Nutrição da Unesp; e o Bom Prato de Botucatu.

“Acredito que este curso possa se tornar um piloto importante, visto a grande demanda apresentada neste segmento. Ele também atende a uma solicitação do prefeito João Cury, viabilizando uma parceria do Município com o Governo do Estado de São Paulo, no sentido de utilizar as instalações do Bom Prato para capacitação profissional”, diz o secretário de Ciência e Tecnologia, Carlos Costa.

 

Sobre a UNIT

A UNIT é um programa da Prefeitura de Botucatu, lançado em dezembro de 2011, que oferece cursos de qualificação profissional de acordo com as demandas do mercado de trabalho do Município. Hoje ele é coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. O objetivo é capacitar gratuitamente à população que está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho ou que deseja ter seu próprio negócio. 

Podem participar pessoas maiores de 16 anos, alfabetizadas e que residam na cidade de Botucatu. É dada prioridade aos candidatos: que estejam desempregados, com maior idade, baixa escolaridade, mulheres arrimo de família e pessoas com maiores encargos familiares. A UNIT também atende a públicos específicos tais como pessoas com deficiência e de baixa renda encaminhadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP) são os principais parceiros na realização dos cursos.

Mais informações

Universidade do Trabalhador

E-mail unit@botucatu.sp.gov.br

Facebook: www.facebook.com /UNIT-Universidade-do-Trabalhador

Tel.: (14) 3814-7346

 

UNIT – polo I

Praça Dom Luiz Maria de Santana, 219 – Centro

 

UNIT – polo II

Rua Francisco Lyra Brandão, 1321 – Vila São Benedito

(Ass. de Imprensa da Prefeitura)