Unesp de Botucatu recebe seus novos alunos

As quatro unidades da Unesp em Botucatu receberam de maneira unificada os calouros de seus cursos de graduação, na manhã de 02 março, no Anfiteatro Casa da Arte, em Rubião Jr. A solenidade de recepção contou com a participação dos professores João Carlos Cury Saad, diretor da Faculdade de Ciências Agronômicas; Maria Dalva Cesário, diretora do Instituto de Biociências e presidente do Grupo Administrativo do Câmpus; José Paes de Almeida Nogueira Pinto, diretor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia; Silvana Artioli Schelinni, diretora da Faculdade de Medicina; Antonio Luis Caldas Junior, vice-prefeito de Botucatu e Aristides Palhares, presidente da Comissão de Recepção, além da aluna Natália Silva Braz, representante discente na Comissão.

A professora Maria Dalva Cesário fez a saudação inicial aos calouros. “Que todos vocês possam aproveitar muito deste ambiente universitário rico e saudável para o seu crescimento pessoal. Que sejam muito felizes aqui e realizados na profissão que escolheram”.

Os diretores das demais unidades também deixaram suas mensagens de boas vindas aos novos alunos. “Que esses anos, que serão inesquecíveis na vida de vocês, sejam marcados pelo forte formação profissional e por amizades que perdurarão por toda a vida. Exerçam suas atividades na universidade com cidadania e com ética”, disse o professor João Saad.

O professor José Paes aconselhou calma para que a vivência universitária seja plena. ”Espero que esses anos vindouros sejam extremamente proveitosos para vocês. Que sejam inesquecíveis pelas coisas boas que vão construir aqui dentro. Saibam aproveitar o que a cidade e a universidade oferecem, mas com tranquilidade, para que possam sempre se lembrar desse período como muito bom e rico”.

Por fim, a professora Silvana falou sobre o comprometimento com a tradição de qualidade da Unesp. “Conhecemos a trajetória pregressa de vocês só pelo sucesso que tiveram no vestibular. Se não fossem estudantes inteligentes e dedicados muito dificilmente estariam aqui. Agora, vocês fazem parte da família unespiana e têm a obrigação de honrar o nome dessa universidade. Sejam muito bem vindos e aproveitem os melhores anos de suas vidas”.

O vice-prefeito de Botucatu, professor Caldas, também cumprimentou os calouros. “Espero que vocês tenham a melhor passagem possível pela cidade, como tantos que para cá vieram e aqui resolveram ficar. Sintam-se bem vindos porque vocês se integram à maior e mais importante instituição desse município”.

A professora Joelma Gonçalves Martin, da Faculdade de Medicina, fez a palestra de recepção e boas vindas. Ela apresentou um breve histórico da Unesp em Botucatu, apresentou dados das unidades e falou, de maneira leve e informal sobre diversos aspectos da vida universitária. As boas relações entre docentes e estudantes foram enfatizadas. “Queremos acolher vocês, somos professores por causa dos alunos e vocês são o nosso combustível, portanto, é importante que sempre haja interação. Nossa proximidade aqui é muito grande. Isso diferencia Botucatu de outros câmpus”.

A palestrante também recomendou responsabilidade para desfrutar todos os aspectos da nova vida que os ingressantes passarão a ter. “Valorizem a vida de vocês. Meçam as consequências dos seus atos. As festas fazem parte do seu cotidiano, mas tenham maturidade, tomem cuidado, não sejam vítimas de exageros”.

A programação da manhã foi encerrada com uma palestra do professor Alexandre Naime Barbosa, da Faculdade de Medicina, sobre HIV/Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis.

Após um almoço, oferecido a pais e alunos ingressantes pela Comissão de Recepção, o período da tarde foi todo dedicado a oficinas para integração entre alunos de todos os cursos, com temas como yoga, dança, compostagem, culinária quilombola, grafite, forró e capoeira, entre outras. As atividades de recepção prosseguem até a quarta-feira.

 

Da Assessoria