Unesp capacitou veterinários para videocirurgia‏

A Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp, câmpus de Botucatu, realizou o Workshop de videocirurgia e endoscopia em pequenos animais. Direcionado, principalmente, a profissionais e pós-graduandos em Medicina Veterinária, o evento teve como objetivo aperfeiçoar o conhecimento teórico e prático dos participantes sobre essas técnicas, consideradas minimamente invasivas.

“Com o progresso e a aplicação de novas tecnologias na Medicina Veterinária, há necessidade de capacitação dos profissionais da área nestas modalidades diagnósticas e terapêuticas que já são utilizadas há muito tempo em humanos, mas ainda são emergentes com relação ao uso em animais”, explica a professora Juliany Gomes Quitzan, coordenadora do evento, juntamente com a professora Cláudia Valéria Seullner Brandão, ambas do Departamento de Cirurgia e Anestesiologia Veterinária.

Além do conteúdo teórico, o Workshop promoveu aulas práticas divididas em módulos, com os temas endoscopia e videocirurgia. Neste último, os participantes realizaram um treinamento inicial em um dispositivo simulador da videocirurgia para, num segundo momento, realizar a cirurgia num modelo animal.

As aulas foram ministradas pelo médico veterinário Franz Naoki Yoshitoshi e pelos professores Bonifácio Takegawa (Faculdade de Medicina/Unesp) e Juliany Gomes Quitzan. “Cursos com esse enfoque são frequentemente realizados no âmbito da Medicina, mas ainda pouco explorados na Medicina Veterinária”, ressalta a professora Juliany. “Uma vez mais a FMVZ se destaca por oferecer aos participantes a oportunidade de aprender e treinar efetivamente a técnica”.

O I Workshop de videocirurgia e endoscopia em pequenos animais foi realizado em parceria com a Faculdade de Medicina da Unesp, câmpus de Botucatu e a empresa Karl-Storz/Strattner, que forneceu os equipamentos utilizados nas aulas. O evento teve apoio de Royal Canin e Global Suprimentos Médicos.