Unesp Botucatu recebe prêmio em Congresso Internacional

A disciplina de Cirurgia Cardiovascular da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) foi premiada no Congresso Científico Internacional de Ciências Cardiovasculares. O evento foi realizado na cidade de Maceió (AL). Esse foi o segundo ano consecutivo que a FMB conquistou um prêmio neste congresso. Em 2013, a faculdade foi premiada na categoria “Trabalho Científico Inédito”.

O Congresso faz parte da programação do XXIV Fórum Científico, iniciado em 1991, e organizado pela Fundação Cardiovascular São Francisco de Assis com a coordenação científica do Professor Otoni Moreira Gomes. A iniciativa tem por objetivo divulgar novas soluções e técnicas modernas para problemas cardiovasculares, além de apresentar e discutir o aperfeiçoamento de pesquisas desenvolvidas no Brasil.

No ano passado (2014), a FMB recebeu o prêmio de “Melhor Pesquisa Original Clínica em Cirurgia Cardiovascular”, com a apresentação do trabalho científico “Relação entre Tempo de Circulação Extracorpórea e Volume de Sangramento Pós-Operatório em Pacientes Idosos Submetidos à Cirurgia de Revascularização do Miocárdio”, desenvolvido pelo médico residente Guilherme Viotto Rodrigues da Silva. Este trabalho avaliou causas de sangramento em pacientes idosos tratados com cirurgia cardíaca, sugerindo que vários fatores podem estar envolvidos.

Com o trabalho “Comparação entre Volume de Sangramento Pós-Operatório e Faixa Etária em Pacientes Submetidos à Cirurgia de Revascularização do Miocárdio com Circulação Extracorpórea”, a enfermeira perfusionista Aline Andréa dos Santos recebeu o prêmio na categoria “Melhor Tema Livre Oral”. A pesquisa analisou o sangramento após a cirurgia cardíaca conforme a idade do paciente. Os resultados evidenciaram que não houve diferença em relação ao sangramento entre adultos jovens e idosos.

 

Fonte: Da Assessoria