Turismo divulga balanço de atividades de 2013

A Subsecretaria de Turismo encerrou o ano de 2013 com um balanço positivo em relação as atividades desenvolvidas nas mais diversas áreas. Entre os avanços conquistados durante o ano, a equipe do Turismo destaca a inauguração do Posto de Informação Turística (PIT) em parceria da Sabesp e a Construtora Pacaembu no mês de abril; reativação do Conselho Municipal de Turismo em julho, o que viabiliza a maior participação, envolvimento e fortalecimento do trade turístico do Município; melhorias no Mirante de São Cristóvão e no Complexo Turístico Véu de Noiva, que recebeu manutenção no tobogã, banheiros, quiosques, placa de sinalização e avanço no projeto de instalação do portal de entrada.

Na área de infraestrutura, a Subsecretaria de Turismo também viabilizou uma verba complementar para a revitalização dos banheiros e do chafariz da Praça Comendador Emílio Peduti (Bosque).

{n}Eventos{/n}

Ao longo de 2013, a Subsecretaria de Turismo realizou ou atuou como parceira na em vários eventos: Carnaval, Aniversário da cidade; Segundo Encontro de Jipes Botucatu Terra da Aventura; Circuito Interior de Mountain Bike – XCO; quatro etapas do Circuito Pró Cuesta de Trekking; Rally Cuesta Off Road; atividades de contemplação com o grupo de Caminhadas Papa Trilhas; Arraiá do Artesão na Vila dos Lavradores em parceria com a Criativa FM; 8º Encontro de Veículos Antigos de Botucatu em parceria com AVAB ; Terceira Mostra Gastronômica em parceria com Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Botucatu (Sinhores) e a Feira de Artesanato no Natal e Culinária da Cuesta.

Também foi realizado o 13º Festival do Saci, que contou com boa estrutura; mídia local, regional e estadual (site da Secretaria Estadual de Turismo); público familiar; atrações para todas as faixas etárias; firmando cada vez mais não só o evento, como também a identidade da cidade de Botucatu com o personagem em nível nacional.

{n}Terra da Aventura{/n}

Em 2013 o projeto Botucatu Terra da Aventura, que visa divulgar as belezas naturais do Município com eventos de renome em diversas modalidades e atrair turistas para a Cidade, também conquistou grandes avanços como lançamento de um folder bilíngue; página no facebook (atualmente conta com mais de 1.100 seguidores); exposições no Poupatempo; participações e divulgações nas Feiras: Adventure Spor Fair, WTM, ABAV – Feira de Turismo das Américas e Feira de Turismo de Gramado; realização do 2º Passeio Inclusivo de Jipes no dia 30/11 com participação de 20 portadores de deficiência, assistidos em diversas unidades de Botucatu.

O projeto também incorporou eventos importantes como a realização de quatro etapas das Corridas de Aventura (Haka Outdoor Spirit; Haka Mini Race e Haka Expedition), além do Festival de Voo Livre no mês de maio; Campeonato Brasileiro de Trekking e o Brasil Ride de Ciclismo em parceira com Secretaria de Esportes e Lazer.

{n}Divulgação em mídia espontânea{/n}

Botucatu foi destaque na mídia com a participação no quadro Dança da Galera do Programa Domingão do Faustão exibido para mais de 140 países e para todo o Brasil. A ação envolveu a participação de 2.500 munícipes, propiciando divulgação da cultura local e dos atrativos turísticos.

A Cidade também participou de outros programas como Jogo de Cintura, abordando o tema Orgânico, opções de diversidade e modos de viver não tradicionais; Programa Entrevista na Record com o Festival Nacional do Saci e o projeto Botucatu Terra da Aventura; Programa Bom Dia São Paulo falando sobre a temática das Férias 2014: Botucatu Terra da Aventura, opções no interior de São Paulo e também na Revista Moto Adventure.

{n}Casa do Artesão{/n}

Ao longo do ano a Casa do Artesão, vinculada a Subsecretaria de Turismo, promoveu diversas oficinas temáticas para as feiras existentes; oficinas em Vitoriana com parceria da Assistência Social; cadastro de novos artesãos; identificação da Unidade com Toten; participação de feiras locais e o funcionamento da loja Casa do Artesão, com comercialização de produtos diversificados e com a marca de Botucatu.

{n}Outras atividades{/n}

Os assessores de Turismo, Thiago Donini e Luciana Alho, ainda citam outras atividades desenvolvidas durante 2013. Curso de Turismo Rural via Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) que busca capacitar produtores rurais que pretendem iniciar atividades de Turismo em suas propriedades; também foi feito o cadastro das pousadas de Botucatu em site internacional de hospedagem (Hostel World), através de orientação da Subsecretaria de Turismo; participação e acompanhamento do Projeto da Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento dos Municípios de Interesse Turístico; realização de City Tour durante o projeto Prefeitura nos Bairros e apoio a diversos eventos.