Teatro Nelli apresenta concerto em homenagem a Zé Rodrix

Na próxima quinta-feira, 21 de maio, às 20h30, no Teatro Nelli, acontece o show “As Canções”, com a Jazz Big Band interpretando músicas do compositor Zé Rodrix. O espetáculo tem entrada franca e integra a programação das comemorações pelos 50 anos da FCA.

Além da competência da Jazz Big Band, a apresentação conta com convidados especialíssimos: a cantora Bárbara Rodrix, filha do homenageado, considerada uma das grandes revelações da música brasileira; o compositor e instrumentista Tavito, que por muitos anos tocou com Milton Nascimento e é parceiro de Zé Rodrix em canções como “Casa no Campo”, um dos maiores sucessos de Elis Regina e o cantor e compositor Sonekka, cujo trabalho transita pelo pop, rock, blues e ritmos brasileiros.

Criada pelo maestro Luiz Arruda Paes, um dos arranjadores mais importantes da música brasileira, a Jazz Big Band já acompanhou artistas consagrados como Jorge Vercilo, Kleiton e Kledir e Hermeto Paschoal, em espetáculos sempre consagrados por público e crítica.

 

Zé Rodrix

Homenageado pela Jazz Big Band, Zé Rodrix foi um dos compositores mais criativos de sua geração. Talentosíssimo, tocava piano, violão, acordeão, flauta, bateria, sax e trompete. Fez parte do grupo Momento Quatro, que acompanhou Marília Medalha, Edu Lobo e o Quarteto Novo na apresentação de "Ponteio", vencedor do histórico Festival da Record em 1967.

Na década de 1970, integrou o conjunto Som Imaginário, criado para acompanhar o compositor Milton Nascimento. Também fez parte do trio Sá, Rodrix e Guarabyra, para o qual compôs sucessos como “Mestre Jonas”, “O pó da estrada"  e “Primeira canção da Estrada". Também participou do grupo Joelho de Porco, na década de 1980.

Lançou vários discos solo e fez sucesso com canções como “Soy Latino Americano”. Trabalhou com publicidade e fez a direção musical de diversas peças de teatro e programas de TV. Faleceu em 2008.

A apresentação da Jazz Big Band é promovida pela parceria entre Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf), Prefeitura Municipal de Botucatu e Comissão de Atividades Culturais da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp.