SESI Botucatu mostra leitura de texto de Nelson Rodrigues

No ano do centenário de nascimento de Nelson Rodrigues (1912-1980), o SESI Botucatu recebe, na próxima quarta-feira (29), ? s 20 horas, a leitura dramática da peça “Viúva, porém honesta”, realizada pelos alunos de múltiplas linguagens do Núcleo de Artes Cênicas do SESI Itapetininga.

O evento, gratuito, integra o projeto Nelson Rodrigues 100 Anos, que tem curadoria de Ruy Castro, biógrafo do dramaturgo, e coordenação artística de Marco Antônio Braz, diretor teatral especialista na obra “rodriguiana”. O SESI Botucatu fica na Rodovia Marechal Rondon, km 247+400 metros, no Parque 24 de Maio.

A leitura, dirigida por J. Milton de Souza, orientador de Artes Cênicas do SESI Itapetininga, abordará as rubricas de Rodrigues como elemento de fundamental importância para a compreensão da obra do autor e para a formação artística dos mais de 400 estudantes dos Núcleos de Artes Cênicas do SESI-SP que integram o projeto itinerante.

Com o evento Nelson Rodrigues 100 Anos, o SESI-SP reafirma o seu compromisso com a democratização do acesso ? cultura. Há mais de 40 anos, a instituição oferece ao público apresentações gratuitas. Na capital e em todo o Estado de São Paulo, os Centros Culturais, os Centros de Atividades e os 22 teatros da entidade promovem exposições, shows, peças teatrais, filmes e eventos literários. Atuando efetivamente na formação de público para as diferentes linguagens artísticas, o SESI-SP atende cerca de 2 milhões de espectadores anualmente.

{n}Sinopse: {/n}

Se Nelson usava o teatro para se vingar de seus detratores, “Viúva Porém Honesta” poderia ser uma dessas respostas malcriadas, porque o protagonista é um jornalista inescrupuloso que tenta convencer uma jovem e linda viúva a abandonar o luto. Tendo estreado em 1957, a peça se afina com o espírito farsesco, sem grandes preocupações com o realismo.

Os personagens lembram sempre ao espectador que é tudo “mentira”, estocada velada nos jornalistas. O ator Jece Valadão interpretava um demônio de chanchada, cínico e amoral. Esse foi seu primeiro papel “rodriguiano” de uma série que incluiria mais uma peça, uma novela de TV e três filmes.

Foto: Divulgação